ENOTURISMO

Vinho coletivo da D.O. Vale dos Vinhedos concorre a melhor vinho tinto em prêmio nacional

O primeiro vinho coletivo com Denominação de Origem do Brasil está disputando o prêmio de melhor tinto do país. O 10 Lotes D.O.V.V., um Merlot elaborado com frações de vinhos de 10 vinícolas do Vale dos Vinhedos, concorre à distinção Melhores da Taça, promovido pela revista Prazeres da Mesa. A indicação dos finalistas partiu de especialistas em vinhos e gastronomia, e o vencedor será escolhido através de voto popular.

Lançado neste ano pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), esse vinho ícone celebra a Merlot, cultivar emblemática da D.O. Vale dos Vinhedos entre as uvas tintas. O varietal é resultado de um projeto único na história da vitivinicultura brasileira, iniciado em 2022, com a seleção dos melhores vinhos com D.O. das 10 vinícolas participantes – Ales Victoria, Almaúnica, Casa Valduga, Dom Cândido, Don Laurindo, Miolo, Peculiare, Pizzato, Terragnolo e Larentis. No ano seguinte, foram coletadas barricas de cada uma delas para a elaboração desse varietal especial, proveniente das ótimas safras de 2020, 2021 e 2022. Neste ano, o vinho foi avaliado e recomendado por unanimidade em degustação às cegas pelo Comitê de Degustação do Conselho Regulador da I.G.V.V., chegando ao mercado em junho. 

O 10 Lotes D.O.V.V. apresenta coloração vermelho rubi intensa, com tons violáceos, exalando aromas de frutas negras, mentolado e especiarias em geral. Em boca, tem excelente volume, boa persistência e taninos maduros e macios, sendo um vinho elegante e com ótimo potencial de guarda. A produção desse vinho é de apenas 3 mil garrafas, sendo vendido para pessoas físicas ou CNPJ de revenda, pelo WhatsApp (54) 2209.0018 ou através do site O valor é de R$ 488 + frete, com limite de compra de seis unidades por cliente.

Vinícolas do Vale no páreo

Primeira região do país a ser reconhecida como D.O. para vinhos e espumantes, o que significa seguir normas específicas de cultivo de uva e de elaboração de vinho, e reconhecer as virtudes de vinhos elaborados na área delimitada, o Vale também está presente no prêmio Melhores da Taça com vinícolas associadas a Aprovale e vinhos da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos.
 

Em vinho tinto, além do 10 Lotes D.O.V.V., concorre o Lote 43 2022 (D.O.V.V.), da Miolo Wine Group, que também está no páreo para melhor espumante brasileiro, ao lado do Vallontano Nature LH Zanini 2021. A Miolo, ainda concorre como melhor produtor, juntamente com a Amitié. Por fim, em vinho branco, o representante do Vale é a Pizzato Legno Chardonnay 2023 (D.O.V.V.).
 

Quem quiser votar no prêmio pode participar através do link. A votação está aberta ao público e pode ser realizada até o dia 15 de setembro. Os vencedores serão anunciados dia 29 de setembro.

Artigos relacionados
ENOTURISMO

“Amendoal em Flor” é nova experiência turística no Alentejo

A apresentação da iniciativa contou com a participação de tour-operadores e DMC nacionais (Iag7viajes, Inatel, SoulTours, Mtsglobe, Saltyhill, Haveawineday e…
ENOTURISMO

Enoturismo no Alentejo comemora o melhor ano da região

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) informou que 2024 foi o melhor ano do enoturismo da região com aumento de…
ENOTURISMOEVENTOS

FITUR: Turismo do Algarve promove eventos desportivos e enoturismo

O Turismo do Algarve vai voltar a marcar presença na FITUR, a feira de turismo de Madrid, que decorre entre…