A partir de outubro, o Ceará passará a contar com cinco voos semanais ligando Paris à capital do estado, um aumento em relação aos três voos atuais. Esse incremento ampliará a oferta de assentos, impulsionando o fluxo de turistas europeus, segundo estimativa do Governo do Estado que participa, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), da IFTM Top Resa.
Principal feira B2B do mercado francês reúne os principais players do setor de turismo, incluindo operadoras e agências de viagens nacionais e internacionais, companhias aéreas, redes hoteleiras, entre outras empresas do setor.
No estande do Ceará, o destaque foi a conectividade aérea, com ênfase na rota operada pela AirFrance. Além dessa vantagem estratégica, o estado apresentou aos profissionais do setor as novas experiências turísticas e as potencialidades do destino.
Em 2023, a IFTM Top Resa atraiu mais de 20.000 visitantes e 500 expositores. Além de promover o turismo de lazer, o evento também abrange o segmento de turismo de negócios, no qual o Ceará se destaca, principalmente por contar com o Centro de Eventos do Ceará. Espaço é considerado o melhor para realização de eventos de grande porte do Nordeste, premiado com o “Oscar” do turismo regional.
Em julho, o Ceará participou de outra ação voltada para o mercado francês. Em parceria com a Embratur, o estado esteve presente na Casa Brasil durante os Jogos Olímpicos. No espaço chamado Cubo, cerca de cinco mil pessoas visitaram o local diariamente, conhecendo os principais destinos cearenses para a prática do kitesurfe.
O esporte é um dos principais motivadores de viagens ao Ceará, sendo os turistas europeus um público importante, atraídos pelas excelentes condições de vento no estado. Durante o mesmo período, a Embratur lançou uma campanha focada nesse segmento, na qual o Ceará foi destaque, especialmente com a Praia de Jericoacoara.