Maceió, capital de Alagoas e dos principais destinos turísticos brasileiros, está fora Mapa do Turismo do Ministério do Turismo. A informação foi dada hoje pela manhã pela secretária estadual de turismo de Alagoas, Bárbara Braga, durante a reunião do Trade Turístico de Alagoas com o candidato a prefeito, Rafael Brito.
A informação deixou os empresários preocupados porque Maceió fica de fora da lista de municípios habilitados para receber recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura turística, campanha de marketing nacional e internacional, além de legalmente não ser reconhecida como um município turístico. Maceió teria ficado fora do Mapa do Turismo, simplesmente porque a Prefeitura não enviou o protocolo de credenciamento, informando os dados da atividade turística de Maceió. Segundo a secretária esta falta é péssimo para o turismo em Alagoas e a responsabilidade é inteiramente da Prefeitura.
Em Alagoas são 47 municípios que fazem parte do Mapa do Turismo do Ministério do Turismo e estão habilitados a receber recursos para obras de infraestrutura e está também presente na campanha de nacionais e internacionais de divulgação dos destinos turísticos brasileiros.
Sabatina
O evento reuniu centenas de empresários do setor de turismo de Maceió e segundo os participantes foi bastante representativo, porque contou com todos os representantes da cadeia produtiva do turismo.
Os organizadores da sabatina elaboraram 15 tópicos sobre os principais problemas que afetam a atividade em Maceió começando o convênio de parceria, que viabilizam recursos para campanhas de divulgação e participação representativa de Alagoas em eventos nacionais e internacionais.
Também foi discutido a regulamentação com cobrança de impostos e recadastramento do aluguel de imóveis residenciais para turistas e a despoluição do riacho Salgadinho, grande ferida urbana de Maceió e que tem servido de cabo eleitoral para muitos candidatos a prefeito.
O atual prefeito JHC, também foi convidado, e o trade turístico aguarda sua presença, contudo a informação que circulou no evento é que ele não demonstrou interesse em conversar com os empresários, até porque tem pendências de promessas ainda da campanha passada.