GASTRONOMIA

Sabor de São Paulo desembarca em Campinas

A gastronomia da Região Metropolitana de Campinas estará novamente em evidência com mais uma etapa do Sabor de São Paulo, o maior programa de valorização da gastronomia do estado, que retorna a Campinas. O município recebeu a primeira edição do programa, em 2023, com sucesso de público: cerca de 700 pessoas passaram pelo festival. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) em parceria com o Mundo Mesa, núcleo de inteligência em gastronomia; e Senac.

O programa acontece em três etapas, com duração de uma semana. As aberturas das atividades desta nova etapa foram iniciadas no domingo (22), com uma press trip de jornalistas e influenciadores digitais. Hoje, 27, profissionais da gastronomia e do turismo participarão do workshop destinado aos empreendedores da área com direito a uma aula-show da madrinha da Rota gastronômica da região, a chef Carole Crema, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Encerrando as atividades, no sábado (28), a partir das 11 horas, recebe o Festival Gastronômico Sabor de São Paulo, também no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), com degustações de pratos, doces, biscoitos e bebidas dos produtores e estabelecimentos da Circuito das Frutas, das Águas Paulista, Bem Viver e Roteiro dos Bandeirantes. Produtores de café e cerveja artesanais, fabricantes de doces e salgados e restaurantes terão a chance de divulgar seus produtos, como o restaurante Tom Gastronomia, de Pedreira; a Fazenda Atalaia, de Amparo; e o Rancho Pompeia, de Socorro. A entrada é gratuita.

“Há mais de um ano o Sabor de São Paulo divulga a diversidade gastronômica do nosso estado, envolvendo o mapeamento de 301 cidades, que até final do ano serão 13 Rotas Gastronômicas, que aquecerão a economia de 35 regiões turísticas. O programa é um grande propulsor para o turismo paulista”, ressalta o secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena.

O Sabor de SP é um programa do Governo do Estado de São Paulo, criado pela Setur-SP, de valorização da gastronomia paulista e tem apoio de instituições como Senac-SP, Sebrae, Faesp, Senar, Aprecesp, Amitesp, prefeituras locais, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social do Estado de São Paulo

A ação já alcançou cerca de 5,3 mil pessoas e percorreu os principais municípios do estado, como: Campinas, Ribeirão Preto, Registro, Araçatuba, Campos do Jordão, Águas de São Pedro, Santos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Marília. O programa ainda realizará mais três Rotas gastronômicas até o final do ano e mais nove etapas regionais, além de uma edição especial na capital paulista.

Artigos relacionados
GASTRONOMIA

Baianas de acarajé recebem certificados de qualificação

Em solenidade realizada na sexta-feira (23), em Salvador, 200 baianas e baianos de acarajé, mingau e de receptivo da capital…
GASTRONOMIA

Embaixador da gastronomia brasileira conta como os sabores da floresta têm atraído turistas de todo o mundo

A Agência de Notícias do Turismo mergulha na inspiradora trajetória de Saulo Jennings, o 1º Embaixador Gastronômico da ONU Turismo…
GASTRONOMIA

Encerra sexta (16) prazo de inscrição para mais de 1,8 mil vagas gratuitas de formações em turismo

Interessados em atuar ou se aperfeiçoar no setor de turismo têm até esta sexta-feira (16/05) para se inscrever em uma…