Sem categoria

Portugueses mantêm tendência de viagem para Espanha

O setor do turismo em Espanha continua a registar bons números no que diz respeito aos turistas portugueses, avançando os dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, confirmados pela Turespaña, que, ao longo do segundo trimestre do ano 2024, um crescimento no volume homólogo de 3,2%, mas um decréscimo de 3,4% nas despesas acumuladas, em relação ao ano anterior.

Assim, em 2023, a quota espanhola das viagens dos portugueses ao estrangeiro foi de 41,6%, ultrapassando a obtida em 2022, e seguida pela França, Itália e Reino Unido em termos de volume de representação. Além disso, durante o ano passado, o volume de entradas em Espanha superou os níveis pré-pandémicos, situando-se 15,40% acima do nível de 2019 e 16,01% acima do de 2022.

Em termos de despesas turísticas, os dados de 2023 publicados pelo Banco de Portugal colocam Espanha em primeiro lugar como destinatário das despesas turísticas internacionais dos portugueses, com um valor de despesas de 1.367 milhões de euros, em 2023 (mais 18,72% do que em 2019).

Além disso, segundo a Turespaña, em 2023, 2,8 milhões de turistas portugueses visitaram Espanha, representando 3,3% do total de turistas recebidos, com uma despesa estimada de 1,5 mil milhões de euros (1,5% do total).

A despesa média por pessoa e por dia foi de 557 e 144 euros, respetivamente, enquanto a estada média foi de 3,9 noites. A despesa média por pessoa e a estadia média são as mais baixas de todos os mercados emissores, o que se explica provavelmente pela facilidade e proximidade de acesso, favorecendo assim as estadias de curta duração.

A principal motivação dos turistas portugueses que visitaram Espanha no ano passado foi o lazer (75% do total), seguido das viagens de negócios (11%). Pernoitaram maioritariamente em hotéis (70%) e uma longa distância em casa de familiares ou amigos (11%). Viajaram maioritariamente sem pacote turístico (89%) e os seus destinos preferidos foram a Galiza (26%), a Andaluzia (23%) e a Catalunha (10%).

Predominaram os turistas com formação superior (66%), de classe média (70%), bem como os que viajaram em casal (37%), seguidos dos que viajaram com familiares (24%). As principais atividades foram visitar cidades (62%), desfrutar da praia (38%) e visitas culturais (30%).

A idade média é de 44,9 anos, ligeiramente superior à idade média do conjunto dos turistas (44,1 anos). 73% utilizaram o transporte rodoviário como principal meio de acesso, como é próprio de um país fronteiriço, contra 26% que utilizaram o transporte aéreo, segundo a estimativa de Turespaña com base nos dados do INE.

Artigos relacionados
Sem categoria

IGPS realiza ação de saúde em Piranhas. Carreta do amor realiza exames no município. Prefeito eleito de Maragogi (PP) se encontra com Paulo Dantas (MDB). Marcos Madeira deve assumir cargo administrativo no Litoral Norte e tocar obra na região.

IGPS em Piranhas O Instituto de Gestão de Políticas Públicas e Sociais (IGPS) realizou a entrega de mais de 100…
Sem categoria

Prefeituras têm saldo financeiro positivo. Mês de outubro fecha com 16% de aumento. Penedo prepara Penedo Luz. Coruripe investe em obras de urbanização.

Prefeituras com muitos recursos O ano está terminando e para os economistas que analisam a situação financeira das prefeituras municipais,…
Sem categoria

TRT/AL recebe prêmio em Brasília. Delmiro dá adeus ao médico Petrúcio Bandeira. MP notifica Prefeitura de Junqueiro pela fala de transparência. Quadriciclos apreendidos em Milagres. Exposição artística no Chalé dos Loureiros em Penedo.

TRT/AL premiado O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) foi agraciado com o Selo Linguagem Simples 2024, concedido…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :