NEGÓCIOS

Mato Grosso do Sul contrata Embratur para realizar campanha cooperada na Europa

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) assinou, durante a ABAV Expo 2024, uma carta de aceite assumindo o compromisso de firmar parceria com a Embratur para fazer a promoção dos destinos do estado em cooperação com operadores de turismo da Europa. 

Trata-se de um projeto piloto com base na Lei 14.901/2024, que autoriza órgãos públicos a contratarem a Agência de forma direta. A partir da contratação, a divulgação das cidades turísticas sul-mato-grossenses acontecerá na Europa entre 2024 e 2025.

A Embratur prestará os serviços de inteligência de mercado, planejamento, execução, coordenação das ações e ativações de promoção internacional, que serão realizadas em cooperação com operadoras de turismo da Europa. 

Uma importante vantagem das ações de promoção internacional cooperadas é a possibilidade de medição de resultados, que inclui análise de desempenho de vendas, performance de alcance, avaliação do impacto na percepção do destino e outros indicadores. Isso ajuda a ajustar estratégias para garantir o melhor retorno do investimento.

A solenidade de assinatura da carta de aceite pela Fundtur-MS aconteceu na feira de turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), ABAV Expo, em Brasília (DF), com a presença do diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis. 

O presidente da Agência, Marcelo Freixo, comemorou a oficialização do projeto piloto. “Esse vai ser o primeiro contrato que realizamos diretamente com um estado, para promover uma campanha cooperada. Tem tudo pra dar certo, e ampliar a chegada de estrangeiros nos destinos turísticos do estado, que agora estarão na vitrine das principais operadoras de turismo da Europa”.

O presidente da Fundtur-MS, Bruno Wendling, também demonstrou empolgação com o acordo. “Estamos bem felizes de fazer essa parceria com a Embratur. A gente só está consolidando, concretizando de maneira formal, uma parceria que já vem acontecendo há quase dois anos, com a nova gestão. Desde que o Freixo assumiu, estamos presentes nos principais mercados, junto com a Embratur, e a Agência apoiando as ações do Mato Grosso do Sul no mercado de ecoturismo, acompanhando um trabalho que a gente já vinha fazendo anteriormente. Então, a gente está feliz de ter a Embratur como parceira, ajudando a auxiliar e fortalecer as nossas ações de promoção na Europa e depois outros mercados, porque a expectativa é que essa seja uma parceria de longo prazo, e que com isso a gente consiga fortalecer ainda mais a imagem do MS, junto com a imagem do Brasil”, afirmou.

Marcelo Freixo destacou a importância de a Embratur começar a oferecer novos serviços para os destinos brasileiros, via contratação direta. “Esse é um projeto piloto do que será uma política permanente de parceria com os governos de estado e municípios. A Embratur, um serviço social sem fins lucrativos, começa a colocar sua expertise de promoção a serviço dos destinos”, observou.

Memória
Em 25 de junho, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei 14.901/24. O texto autoriza órgãos e entidades da administração pública a contratarem a Embratur com o objetivo de promover e apoiar a comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos do Brasil no exterior. A legislação já permitia que a Agência firmasse contratos com entidades privadas com os mesmos objetivos.

Oriunda do PL 545/24, a lei abriu caminho, ainda, para que a União, estados e prefeituras contratem a Embratur para realizar todos os tipos de atividades que estejam conectadas com a promoção internacional do turismo, como a participação em feiras, press trips com jornalistas e influenciadores digitais estrangeiros, campanhas publicitárias, entre outros. Trata-se de um aprimoramento do regime jurídico da Agência com texto semelhante ao da Medida Provisória 1.207/24. Outro ponto importante da Lei é que, agora, a Embratur tem, novamente, autorização para receber verbas do Orçamento da União.

Inovação
Outra ação da Embratur na ABAV Expo, na sexta (27), foi a palestra do gerente de Inovações da Agência, Edivaldo Reis, no ABAV Talks. Edivaldo apresentou o EmbraturLab, projeto de inovação da Embratur. Dividiram o palco com Edivaldo, Eduardo Lorea, co-fundador do Turistech Hub, Carlos Alberto Soares, que é vice-diretor da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Yuri Benites, diretor de turismo do Itau Parquetec.

“Começamos [com o EmbraturLAB] há um ano e meio e já criamos várias acelerações e desafios para startups, com mais de 400 inscrições, 31 startups aceleradas e 30 mentorias. A gente acredita que uma atuação integrada e de forma colaborativa é o caminho para acelerar a agenda de inovação no nosso setor”, afirmou durante a apresentação.

Os presentes também falaram sobre os projetos de inovação desenvolvidos pela Agência, em colaboração com o Turistech Hub, a UFF e o Itaipu Parquetec. Essas iniciativas refletem como a união entre o setor turístico e instituições de inovação e tecnologia vem moldando o futuro do turismo.

Também foram elencadas diversas das ações do Ecossistema de Inovação e Turismo, grupo que reúne a Agência, o Núcleo de Projetos da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, e o Laboratório de Política, Governança e Turismo (Lab PGTUR), da também da Federal Fluminense.

Artigos relacionados
NEGÓCIOS

Europeus fizeram 1,14 mil milhões de viagens, em 2023

Em 2023, os residentes da União Europeia (UE) realizaram 1,14 mil milhões de viagens turísticas com pelo menos uma dormida,…
NEGÓCIOS

Boeing vai despedir 10% dos trabalhadores

O novo diretor executivo da Boeing, Kelly Ortberg, comunicou que a redução de postos de trabalho vai incluir executivos, gestores…
NEGÓCIOS

MTur promove evento para atrair investimentos para o país durante a FIT 2024

Apresentar as oportunidades de negócios e investimentos no turismo do Brasil. Este é um dos objetivos do evento “Atração de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :