Com o sul de Nevada já seguindo em frente com os planos para um aeroporto suplementar a cerca de meia hora de Las Vegas, os planos para uma expansão e renovação do Aeroporto Harry Reid da cidade foram apresentados à Comissão do Condado de Clark em 1º de outubro.
Vinte e seis portões serão adicionados ao Terminal 1 no Aeroporto Reid, de acordo com um plano conceitual apresentado à comissão pelo Departamento de Aviação do condado. Isso elevaria o número total de portões naquele terminal para 65. Além disso, um projeto de píer mais eficiente substituirá o layout antiquado do portão satélite.
Nenhum cronograma foi fornecido para as melhorias. Autoridades do aeroporto se reunirão com executivos da companhia aérea em dezembro para discutir o conceito, disse a diretora do Departamento de Aviação, Rosemary Vassiliadis, ao Nevada Independent após a apresentação. O relatório observou que o Terminal 3 de US$ 2,4 bilhões, inaugurado em 2012, levou cerca de quatro anos para ser concluído.
Em 2023, o aeroporto estabeleceu um novo recorde de tráfego de passageiros — 57,6 milhões de passageiros — um aumento de 9,4% em relação a 2022. Os números deste ano até agora indicam que outro recorde será estabelecido.
“Apesar de todos os nossos melhores esforços para melhorar o Terminal 1, ele simplesmente não está movendo a agulha”, disse Bryant Holt, diretor administrativo de planejamento do Departamento de Aviação do Condado de Clark. “Não é por nada além do fato de que os edifícios são antigos. É a idade e é o design da instalação. Eles simplesmente não são sustentáveis para o desenvolvimento atual e futuro, crescimento futuro.”
Adicionando cerca de 46.000 pés quadrados, o plano de modernização prevê a construção em um terreno que antes abrigava o antigo Terminal 2, que foi demolido em 2016.
“O que estamos obtendo, na verdade, é mais funcionalidade operacional”, disse Holt à comissão. “Haverá salas de espera maiores com tetos altos. Nossos hóspedes poderão acessar todos os saguões, cada um equipado com o que há de mais moderno em sinalização e tecnologia e outras comodidades essenciais que vêm com isso.”
Equilibrar o uso do Terminal 1 (que atualmente lida com cerca de 75% dos passageiros) e do Terminal 3 (25% dos passageiros) era outra prioridade. Assim como melhorar a eficiência e eliminar a confusão resultante de não ter um Terminal 2.
O Terminal 3 se tornará de fato o novo Terminal 2, com calçada, bilheteria, manuseio de bagagem e circulação de passageiros reinventados. O redesenho equilibrará o processo de emissão de passagens para hóspedes, aumentará a taxa de pontos de verificação de segurança e reduzirá o congestionamento na calçada, disse Holt. Novos elevadores expressos levarão os hóspedes do nível 2 de emissão de passagens para o ponto de verificação de segurança do nível 0 e os portões D.
Uma via expressa terminal a terminal será construída para separar o tráfego do aeroporto do tráfego de passageiros e aumentar o movimento circular de mão única do tráfego do aeroporto. O pico do tráfego de passageiros ou um acidente na via que atravessa o aeroporto às vezes afeta as operações do aeroporto, disse Holt.
“Então, a nova configuração da rodovia, bem como a reabilitação do túnel [Reid Airport Connector], que seria bem pavimentado e bem iluminado, realmente servirá como um ícone quando novas pessoas vierem aqui e virem a engenharia avançada de Las Vegas. Então, vamos realmente fazer disso uma obra de arte”, disse Holt.
Serão construídos dois centros multimodais para oferecer melhor acesso a serviços de compartilhamento de viagens, opções de transporte público, aluguel de carros e estacionamento para funcionários e tripulantes do aeroporto.
A apresentação não incluiu uma estimativa de custo para as melhorias. Títulos apoiados por taxas como aquelas para pouso, concessões e estacionamento, bem como receitas de jogos geradas no aeroporto pagariam pelo design e construção da expansão.
“Ter o detalhe conceitual nos ajuda a entender o que podemos fazer com as instalações existentes”, disse o comissário do condado Jim Gibson. “Não pode ser assim, e as pessoas continuam nos perguntando: ‘Bem, vocês vão deixar isso do jeito que está e depois esperar chegar a um momento em que tenham um aeroporto de apoio?’ Não. A resposta é que há muito que precisa ser feito em Harry Reid agora, e é um alívio para mim que estamos em um caminho agora para realizar isso.”
O Aeroporto Reid continuará sendo o carro-chefe do sistema, mas o tão discutido Aeroporto Suplementar do Sul de Nevada, cerca de 30 minutos a oeste, deve ser inaugurado em 2037.
“Nosso sistema aeroportuário [atual] ainda não é suficiente”, disse Holt. “[O aeroporto suplementar] vai abrir um novo espaço aéreo, novas pistas que não temos hoje. Ele vai nos permitir desenvolver novas estradas e edifícios terminais que estão sendo levados ao limite hoje, sendo capazes de acomodar a aviação geral que está surgindo e que estamos rejeitando durante os megaeventos de hoje.”
A FAA concordou com a necessidade de um novo aeroporto em um estudo de viabilidade, e os funcionários do aeroporto estão trabalhando em conjunto com agências federais, estaduais e locais para proteger o espaço aéreo, o uso do solo e o zoneamento no local proposto. Os próximos passos são emitir um aviso de intenção e concluir uma declaração de impacto ambiental.