BLOG DO MOZART LUNA

PL esqueceu suas bases nos municípios. Candidatos reclamaram da falta de recursos e isso pode prejudicar JHC na pretenção de ser governador. Prefeitos eleitos com processos podem não tomar posse.

PL sem base nos municípios

O PL, do prefeito eleito JHC, esqueceu de enviar ajuda financeira do fundo partidário para os candidatos a vereadores e prefeitos no interior de Alagoas. Buscamos conversar com diversos candidatos do PL e também do PP nos municípios alagoanos, e a grande maioria reclamou que não receberam recursos para campanha.

MDB com carga total

Já o MDB deu carga total em seus candidatos nos municípios, já que teve um bom resultado, principalmente com relação a eleição e reeleição de seus prefeitos e centenas de vereadores. Com isso, o MDB continua sendo o maior e mais forte no interior de Alagoas.

Maceió não elege governador

Vale lembrar que a capital Maceió, não elege nem define a eleição para o governo de Alagoas em 2026. Os principais municípios polos, do interior, com exceção de Maragogi, elegeu os candidatos do MDB ou apoiados por eles.

JHC venceu uma batalha

O prefeito JHC conseguiu vencer a primeira Batalha, contudo, ainda falta a disputa pelo governo do estado de Alagoas e ainda conseguir também eleger sua mãe, Eudócia Caldas, senadora. Para isso JHC terá aqui viajar muito pelo interior, cooptando lideranças para as suas bases eleitorais.

Prefeitos pode ser cassado

Vários prefeitos eleitos no último domingo, são alvos de processos eleitorais que a partir de agora deverão ser acelerados, para impedir até mesmo sua diplomação em dezembro. Mesmo assim, passados de diplomação, podem ainda ser cansados durante o mandato, já que a investigação dos crimes eleitorais está em andamento.

Processo extras extra eleitoral

Há outros casos de candidatos a prefeitos que já respondiam a processos investigatórios de improbidade administrativa, como é o caso do prefeito eleito de Porto de Pedras, Alan de Jesus que é alvo de investigação, por parte do Ministério Público Estadual e Polícia Federal, no caso dele a investigação sobre falsificação de documentos, para empréstimos consignados de servidores ponto

Seminário para prefeitos eleitos

Os prefeitos eleitos já podem se inscrever para participar dos Seminários Novos Gestores promovidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que receberão os próximos chefes dos Executivos locais regionalmente em Brasília. Além de orientações e dicas para um mandato bem-sucedido, a programação prevê apresentações de boas práticas e troca de experiências.

Reforma do pacto federativo

O presidente da Confederação, Paulo Ziulkoski, destaca que, diante de um cenário de incertezas, só com a união dos prefeitos eleitos é possível viabilizar novas conquistas, lembrando que a luta pela reformulação do pacto federativo e pela sustentabilidade municipal passa pela força municipalista. Segundo Ziulkoski, qualquer mudança de cenário na economia brasileira terá impacto imediato nos Municípios, e se o prefeito não souber como lidar com essas questões, terá problemas com as Leis de Responsabilidade Fiscal (LRF) e da Ficha Limpa.

Cronograma

Assim, nos próximos dias 5 e 6 de novembro, a Casa dos Municípios Brasileiros, na capital federal, abre suas portas para receber os prefeitos do Centro-Oeste, do Norte, do Maranhão e do Piauí. Ao todo, serão quatro edições do evento. O segundo grupo, com data prevista para os dias 18 e 19 de novembro, inclui o Nordeste, exceto os dois Estados participantes do encontro anterior, e os prefeitos do Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Custos


A CNM irá oferecer transporte aéreo, hospedagem em quarto duplo, alimentação e isenção de quaisquer taxas de inscrição para o prefeito eleito. Contudo, neste momento, apenas as inscrições para a primeira turma estão disponíveis, mas, em breve, o hotsite do seminário liberará a ficha de inscrição para as demais edições.

Mais eleitores que moradores

O 7º Estudo de Pesquisa, realizado pela CNM sobre dos eleitorais nos municípios,  mostrava as características do eleitorado e das cidades. Nesta disputa, há novo recorde de Municípios com eleitorado maior que o total da população local. O total de cidades nesse cenário passou de 493 nas eleições de 2020 para 845 em 2024.

Migração ou fraude

Na análise da CNM, o fenômeno pode estar relacionado a efeitos migratórios das cidades de pequeno porte, como o caso daqueles que se mudam por motivações econômicas e educacionais, mas que retornam à cidade natal para exercer o voto. Mas também não está descartada a hipótese de fraude eleitoral de falsificação de atestados de residência.

Estados

Goiás (40%), Piauí (35%) e Paraíba (34%) são os Estados que proporcionalmente mais concentram Municípios com mais eleitores do que população. Em números absolutos, o recordista é Minas Gerais, com 212 Municípios, equivalente a uma em cada 4 cidades do Estado, seguido por Goiás (99) e São Paulo (89).

Mais eleitores que moradores

Em 16 Municípios, a quantidade de eleitores é o dobro da população local. Em outras 24, a diferença supera o percentual de 50%. As duas menores cidades do país em termos de população estão enquadradas nessa categoria: Serra da Saudade/MG (854 habitantes e 1.294 eleitores) e Anhanguera/GO (921 habitantes e 1.710 eleitores).

Eleitores

São aguardados nas urnas por todo o país, neste domingo, 155,9 milhões de brasileiros, o que corresponde a 74% da população do país. Desse total, 22,6 milhões são de eleitores facultativos, notadamente jovens de 16 e 17 anos e os analfabetos. A maioria do eleitorado é composta por mulheres (52%). 

Mais idosos

Em relação à faixa etária do eleitorado, pessoas idosas (acima de 60 anos) são 22% e jovens  (até 34 anos), 33%. A maior proporção de eleitores idosos foi identificada no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, sendo que no Estado gaúcho a proporção de idosos supera a de jovens em 58% das cidades. No outro extremo, Municípios do Amapá e Amazonas possuem os maiores percentuais de eleitores jovens.

Artigos relacionados
BLOG DO MOZART LUNA

As eleições para presidências nas Câmaras Municipais. Penedo tem renovação de 60% dos vereadores e bancada de oposição tem nomes novos. Também em Delmiro, eleitores renovaram os vereadores e Arapiraca veteranos experientes voltam à Casa Herbene Melo.

Câmaras de Vereadores Passadas as eleições municipais, chega a vez das articulações para eleger as mesas diretoras das Casas Legislativas…
BLOG DO MOZART LUNA

PM e Prefeitura vão realizar operação Legalidade em Arapiraca, contra a perturbação do sossego. Tapera realiza ações de prevenção a meningite. São Miguel dos Campos melhora mobilidade urbana. Cresce produção de arroz em Alagoas

Combate à perturbação ao sossego O Comandante do 3 º BPM de Arapiraca, Coronel Nilton Rocha Júnior, em parceria com…
BLOG DO MOZART LUNASem categoria

Contrato milionário para shows em Colônia de Leopoldina. Municípios é um dos mais pobres do Brasil com renda per capita de R$ 6,95. Alagoana disputa título de "Miss Brasil Europa".

Colônia de Leopoldina :Contrato milionário A Prefeitura de Colônia Leopoldina fez um contrato milionário com uma produtora de eventos. O…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :