A Casa do Turismo, instalada estrategicamente ao longo do percurso da trasladação de Nossa Senhora de Nazaré, foi aberta oficialmente no sábado (12.10). Os convidados, incluindo parlamentares e influenciadores, puderam acompanhar de perto a tradicional passagem da imagem na procissão pela avenida Nazaré . O evento, que faz parte das celebrações do Círio de Nazaré, atraiu uma multidão de devotos que seguiu a imagem em uma manifestação de fé e devoção pelas ruas de Belém.
A trasladação, um dos momentos mais esperados do Círio, faz parte da extensa programação religiosa e cultural que atrai peregrinos e turistas de todo o país e até do exterior. A procissão é marcada pela emoção dos fiéis que percorrem o trajeto, renovando suas esperanças e pedidos de bênçãos.
De acordo com o aeroporto internacional da cidade de Belém, mais de 10 mil pessoas desembarcaram na cidade entre sexta-feira e sábado de manhã, mais do que o dobro do movimento de um dia normal, sendo esperado um fluxo significativo de turistas.
“O aumento no número de visitantes a cada ano reflete a magnitude do Círio de Nazaré, a maior procissão católica do Brasil, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O turismo religioso tem um enorme potencial em nosso país e queremos fortalecer cada vez mais este segmento”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Além de celebrar a fé, o evento também impulsiona o turismo local, movimentando setores como hotelaria, gastronomia e comércio, consolidando Belém como um dos principais destinos turísticos do Brasil durante o mês de outubro.