Oito pequenas cidades argentinas foram selecionadas pela Subsecretaria de Turismo do governo federal para participar do concurso de Turismo da ONU em que a cada ano são escolhidos os melhores destinos rurais do mundo
1 – Urdinarrain (província de Entre Rios, nordeste): com a candidatura, os produtores locais começaram a pensar em visitas guiadas e seus estabelecimentos.
.
2 – Villa Tulumba (Córdoba, centro ): com a candidatura as caminhadas aumentaram nos últimos finais de semana.
3) Barrancas (Jujuy, noroeste): Uma agência de viagens da capital provincial adicionou excursões de trekking à sua oferta turística após a seleção da cidade.
4) Saldungaray (Província de Buenos Aires, leste) : são 1500 moradores da comarca leitera próxima a Sierra de la Ventana.
5) Gaiman (Chubut, sul) : a comarca patagônica fundada pela comunidade do País de Gales é um clássico de cultura e tradição.
6) , Caviahue-Copahue (Neuquén, sul). Cordilheira dos Andes, neve e aguas termais. A candidatura gerou um um forte crescimento de seguidores em suas redes turísticas, com interação que quadruplicou.
7) Campo Ramón (Misiones, nordeste) recebe duas consultas por dia de meios de comunicação de todo o país interessados em divulgar informações sobre o destino.
8) Los Chacayes (Mendoza, oeste) se analisa a possibilidade de lançar empreendimentos vinculados à oferta turística.Localizada no departamento de Tunuyán, esta cidade está localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, reconhecida pela qualidade de suas águas, pela produção de vinho e por ser escala do General San Martín em seu retorno após a façanha libertadora.
Em nota, a Subsecretaria do Turismo indicou que a estes oito municípios soma-se Trevelin (Chubut), que, após não ter sido selecionado em 2022, enfrentou um processo de melhoria que o posicionou como candidato direto este ano.
Os vencedores de 2024 do concurso Melhores Aldeias Turísticas serão anunciados no próximo mês de Novembro.
Nas edições anteriores, os argentinos distinguidos pela ONU Turismo foram Caspalá (Jujuy) e La Carolina (San Luis), pela valorização das suas paisagens e pela sua diversidade cultural e natural.
A designação de La Carolina em outubro de 2023 fez com que as chegadas aumentassem 181 por cento durante os três meses seguintes à distinção. Desde então, os visitantes mencionam que conheceram o destino por ser eleito “a melhor cidade do mundo”.
Por: redeargentina