Se os democratas mantiverem a presidência, o Departamento de Estado adicionará um milhão de consultas de visto em 2025 , disse o secretário de Estado Antony Blinken. Segundo ele, nos últimos anos, o Departamento de Estado fez investimentos significativos no processamento de vistos e passaportes, resultando em um recorde de 11,5 milhões de vistos emitidos no ano fiscal de 2024, incluindo 8,5 milhões de vistos de visitante, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.
“E vamos continuar todo esse progresso”, disse Blinken. “Pretendemos adicionar mais 1 milhão de agendamentos de visto no ano fiscal de 2025. E isso se soma ao número recorde de agendamentos que tivemos no ano passado.”
Blinken também disse que o tempo de espera para visto caiu em quase 60% desde a fase aguda da pandemia, “o que tornou muito difícil para nossas embaixadas e consulados ao redor do mundo emitir vistos. Hoje, o tempo médio de espera é de menos de 60 dias para uma entrevista de visto de visitante pela primeira vez”.
A US Travel Association, que há muito tempo critica o Departamento de Estado por não fazer o suficiente para diminuir o tempo de espera para visto, aplaudiu o anúncio.
“Como a US Travel declarou há muito tempo, anunciar uma meta formal de processamento e priorizar a redução do tempo de espera para visto permitirá que os Estados Unidos sejam muito mais competitivos globalmente nas próximas décadas”, disse o CEO da US Travel Association, Geoff Freeman, em um comunicado.
“Os Estados Unidos serão um destino mais competitivo ao adicionar um milhão de agendamentos de visto que permitirão tempos de espera de visto de 90 dias para a vasta maioria dos visitantes. As ações da administração são do melhor interesse do nosso país e da nossa economia, especialmente enquanto nos preparamos para sediar jogos da Copa do Mundo em 11 cidades dos EUA que atrairão até 6 milhões de visitantes internacionais aos Estados Unidos, bem como outros grandes eventos futuros.”
Blinken disse que o aumento nas nomeações apoiará viagens aos EUA antes da série de grandes eventos esportivos que serão realizados aqui na próxima década, incluindo a Copa do Mundo da FIFA, as Olimpíadas e Paralimpíadas e a Copa do Mundo de Rúgbi.
“Estamos fazendo tudo o que podemos para aumentar nossa capacidade para garantir que todos que vêm a este país para esses eventos incríveis, assim como para tantas outras coisas, obtenham seus vistos de forma oportuna e tranquila. E tudo isso eu acho que vocês verão acontecer nos próximos dois anos”, ele disse.
A US Travel alertou especificamente neste ano que um acúmulo de vistos impediria as pessoas de visitar os EUA para os grandes eventos esportivos.
A secretária do Departamento de Comércio, Gina Raimondo, também falando no evento, fez um agradecimento aos líderes da indústria de viagens, incluindo aqueles no Conselho Consultivo de Viagens e Turismo do Departamento de Comércio , por comunicarem à administração suas preocupações.
“Ouvimos deles que os tempos de espera para visto eram um ponto problemático, eram um obstáculo para esse comércio”, ela disse. “E é por isso que nos reunimos com o Departamento de Estado para garantir que será mais fácil, rápido e simplificado obter seus vistos e vir para os Estados Unidos.
“Viagens e turismo não são apenas diversão e não são apenas significativos”, acrescentou Raimondo. “É um negócio real. É uma atividade econômica real, sustentando milhões de empregos bem pagos neste país. E então o que estamos fazendo hoje é tornar mais fácil viajar para este país, o que será uma verdadeira injeção de ânimo para a indústria de viagens e turismo.”
Raimondo disse que os EUA devem atrair 90 milhões de visitantes anuais até 2026, acima dos 66 milhões do ano passado e dos 50 milhões do ano anterior.
A velocidade das renovações de passaportes online
Blinken também disse que, desde que o Departamento de Estado lançou a renovação de passaportes on-line em setembro, o tempo de resposta passou de um mês para uma semana.
“Estamos nos modernizando. Estamos garantindo que estamos entregando para o povo americano. Mais de um milhão de americanos já aproveitaram a renovação de passaporte online”, disse ele, acrescentando que um número recorde de passaportes foi emitido para americanos — 24,5 milhões — em 2024. “E mesmo com esse número recorde de passaportes, os tempos de espera também estão diminuindo, agora são de apenas quatro a seis semanas”.