O Ministério do Turismo esteve em Criciúma, Santa Catarina, para participar do 2º Fórum Regional de Turismo da Região Encantos do Sul. O evento, que teve início ontem, 05, e segue até hj, 06, é dedicado a unir o setor público e privado para o desenvolvimento turístico da região.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, enviou uma mensagem aos participantes, reforçando a estratégia da Pasta, que está criando uma rede de gestão voltada para a implementação de políticas públicas mais eficientes e ajustadas às realidades locais. “Vamos promover o turismo de forma sustentável, integrada e inclusiva, valorizando nosso patrimônio natural e cultural”, afirmou.
Presente no evento, a coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo do MTur, Ana Carla Moura, abordou a implementação de estratégias que promovem a integração e o alinhamento das ações do Ministério do Turismo com iniciativas estaduais.
Entre essas iniciativas está o Programa de Regionalização do Turismo, um dos principais canais de diálogo do MTur com estados e municípios. Esse trabalho inclui reuniões periódicas com gestores das Instâncias de Governança Regionais (IGR’s), que reúnem representantes dos setores público, privado e da sociedade civil organizada.
Com cerca de 300 IGRS formalizadas pelo MTur, Ana Carla destacou a necessidade do alinhamento entre os entes federativos para fortalecer a promoção do turismo catarinense. “Esse encontro de hoje é importante para fortalecer as ações a serem implementadas nas regiões turísticas , e assim, darmos os melhores direcionamentos com base na Lei Geral do Turismo e do PNT 2024-2027″, afirmou.
O encontro também reúne secretários municipais de turismo, membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), representantes das 14 Regiões Turísticas de Santa Catarina e especialistas do setor.