Várias cidades brasileiras estão recebendo roadshows para promover o turismo cívico na capital federal. A ação, desenvolvida dentro do Projeto Brasília Monumental, integra o programa “Conheça o Brasil: Cívico”, desenvolvido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal. O objetivo é estimular estudantes e turistas de outras regiões do país a visitarem atrativos culturais e naturais de Brasília e do seu entorno.
Os eventos envolvem rodas de conversas sobre o segmento junto a guias de turismo, agentes de viagens e diretores de escolas. Na ocasião, são apresentadas diversas possibilidades de turismo – com foco nos períodos de baixa movimentação na cidade, normalmente aos finais de semana – para movimentar a economia local, beneficiando negócios a exemplo de hotéis e restaurantes e favorecendo a geração de emprego e renda.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta as potencialidades de Brasília no setor. “A capital do Brasil, centro do poder nacional e símbolo de arquitetura, de design e Patrimônio Mundial da Unesco, oferece vários atrativos que permitem ao turista se reconectar com a essência e a diversidade brasileira. Além disso, Brasília é ponto de partida para vários outros destinos próximos, como Goiás, proporcionando inúmeros outros roteiros”, aponta.
O projeto do Brasília e Região Convention & Visitors Bureau inclui palestras em escolas públicas do DF e já passou por Cuiabá (MT), Palmas (TO), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS). Os próximos destinos são: São Paulo (SP), no dia 12 de novembro; Rio de Janeiro (RJ), em 19 de novembro, e Belo Horizonte (MG), no dia 26 do mesmo mês.
O turismo, realizado de forma sustentável e responsável, ajuda na preservação do patrimônio material de Brasília, garantindo que a riqueza cultural e histórica da capital seja valorizada e preservada às futuras gerações.
CONHEÇA O BRASIL – O projeto faz parte da estratégia federal de ampliar viagens de brasileiros pelo país. As ações englobam o reforço da conectividade e da mobilidade entre destinos nacionais, o aumento do número de turistas nos estados brasileiros, o incentivo à criação de negócios por prestadores de serviços turísticos e o fomento à competitividade no setor.
Além de alunos, o foco do “Conheça o Brasil: Cívico” engloba professores e pesquisadores de todo o país, que são estimulados a visitarem instituições governamentais, monumentos e locais de importância histórica. A iniciativa também conta com crédito facilitado para a aquisição de serviços turísticos, oferecido pelo Banco do Brasil na esteira do “Conheça o Brasil: Realiza”, uma parceria entre o MTur e a instituição financeira.