Notícias

Cursos técnicos gratuitos abrem portas para carreiras na aviação

Tiveram início na segunda-feira, 11, as aulas dos cursos técnicos gratuitos em manutenção aeronáutica para alunos de baixa renda do Distrito Federal. A iniciativa é uma parceria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com o Serviço Social do Transporte (Sest), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e o Ministério da Educação (MEC), e faz parte do programa Asas para Todos, que busca, dentre seus objetivos, fomentar a formação de profissionais no setor aéreo.  

Durante a cerimônia de abertura dos cursos, a diretora da Anac Mariana Altoé explicou aos alunos as premissas do programa Asas Para Todos, falando sobre os pilares inclusão, formação e diversidade. “A gente espera que a aviação reflita a diversidade da nossa sociedade”, disse.

As turmas, divididas entre os cursos de Manutenção Aeronáutica em Grupo Motopropulsor e Manutenção Aeronáutica em Célula, têm 64 alunos, dos quais 37 são mulheres, o que mais de 50% do total de estudantes.

O programa Asas para Todos tem como foco a promoção da equidade de gênero na aviação, garantindo que pelo menos 50% das vagas sejam destinadas a mulheres, incentivando a participação feminina nas áreas técnicas da aviação.

“Eu fui agraciada com a oportunidade de iniciar o curso de motopropulsor pelo Asas Para Todos e eu acredito que essa oportunidade vai ser muito boa porque vamos ter mais inclusão na aviação. Eu estou muito feliz principalmente pelas mulheres, que entrarão com força no mundo da aviação”, disse a aluna do Curso Técnico em Manutenção Aeronáutica em Grupo Motopropulsor, Julie Oliveira.

A ação também reserva vagas para estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, além de pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Oportunidades nas carreiras da aviação

No âmbito das ações de formação e capacitação do Programa Asas Para Todos, busca-se incentivar a inclusão de mulheres, pessoas negras e de baixa renda nas carreiras em que há pouca representação desses grupos. O objetivo é fortalecer o ensino aeronáutico para a formação de mão de obra qualificada e, assim, abrir as portas do mercado de trabalho àqueles para quem a aviação ainda é uma realidade distante.

Em junho de 2024, ocorreu a primeira iniciativa do Programa voltada à capacitação para pessoas de baixa renda financiado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e promovido pelo Campus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O curso promoveu formação teórica e prática para a obtenção da licença de mecânico de manutenção aeronáutica (CHT-célula).

Artigos relacionados
Notícias

Embratur lança a campanha “Não há lugar como o Brasil” 

Com muito samba em plena Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), a Embratur lançou a nova campanha publicitária para…
Notícias

Reunião debate investimentos e novas rotas na aviação brasileira

O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, recebeu a visita do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain….
Notícias

Assinatura de voo que liga África e Europa ao Brasil marca agenda de conectividade na Fitur 2025

O aumento da conectividade aérea para fortalecer o turismo internacional no Brasil é uma das prioridades da Embratur na 45ª…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :