AEROPORTOSMEIO AMBIENTE

Projeto de eficiência hídrica em Juazeiro do Norte recebe prêmio internacional de sustentabilidade da ACI-LAC

O Aeroporto de Juazeiro do Norte, administrado pela Aena, foi premiado com o “Green Airport Recognition” durante o evento anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), realizado em Guadalajara, no México. A premiação visa promover as melhores práticas ambientais para reduzir o impacto da aviação e reconhecer aeroportos com realizações excepcionais em projetos sustentáveis. Além do aeródromo cearense, Congonhas também recebeu honraria. 

O projeto vencedor em Juazeiro do Norte foi desenvolvido por um grupo de colaboradores da Aena Brasil que buscava soluções para enfrentar os desafios do clima semiárido. A ideia, que já tinha vencido um prêmio de inovação concedido na Espanha, o Innova, consiste no reaproveitamento inteligente da água integrando as estações de tratamento de água (ETA) e de esgoto (ETE) para permitir que cada gota seja aproveitada – desde a água pluvial, captada por um sistema de calhas nos telhados, até o reuso total nas instalações do aeroporto. O tratamento do esgoto passa a ser feito internamente, sem precisar circular pela rede pública, e a água tratada, antes destinada a um sumidouro natural das proximidades, volta para a irrigação, banheiros e caminhão de bombeiros, proporcionando uma redução de custos estimada em 15% do total dos gastos anuais.  

“Além da eficiência hídrica, o projeto proporciona economia circular e melhor uso da estrutura do aeroporto. O projeto piloto em Juazeiro do Norte nos traz conhecimentos e know-how para aplicar este mesmo sistema em outros aeroportos da rede”, explica Maurício Martin de Moura, gerente de Qualidade e Meio Ambiente, autor do projeto junto com Raphael Maciel Monteiro, da equipe de Manutenção. Também fizeram parte do time Raúl Moya, diretor de Operações e TIC; Lúcio Flávio Fonseca, atualmente diretor do Aeroporto de Uberlândia, e Diógenes Barbosa Araújo, coordenador coorporativo de Meio Ambiente. A iniciativa teve ainda apoio de Tiago Vieira dos Santos, da Manutenção, e Cristina Iwasita, de Infraestrutura. 

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Investimentos de R$ 180 milhões permitem que o aeroporto de Londrina vire hub logístico

Terceiro maior em movimentação de passageiros do estado do Paraná, o aeroporto de Londrina inaugurou, ontem, 22, um conjunto de…
AEROPORTOS

Obras do Aeroporto de Foz são inauguradas

Foram inauguradas essa semana as obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Foz de Iguaçu, que tiveram investimento de R$ 350 milhões…
DESTINOSMEIO AMBIENTE

Águas cristalinas e biodiversidade do Rio Paraná encantam turistas

Entre praias de água doce e ilhas com fauna e flora preservadas, o Rio Paraná guarda vários tesouros naturais no…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :