Tem cinema de graça e para todos os públicos em Penedo desde segunda-feira, 25. Filme infantil e adulto do circuito comercial entram em cartaz ao lado de documentários que abordam temáticas diversificadas, longas e curtas metragens da 14ª edição do Circuito Penedo de Cinema.
A programação que se estende ao longo da semana exibe as produções no Centro de Convenções Comendador Zeca Peixoto – o antigo Cine São Francisco – e no Cine Penedo, espaço reinaugurado durante a edição 2023 do Circuito Penedo de Cinema.
Consolidado no calendário nacional da Sétima Arte, o evento homenageia este ano o cinema argentino e a obra do escritor Jorge Luís Borges. As primeiras atrações dessa conexão cultural estarão no palco do centro de convenções logo mais à noite, além da Orquestra Sinfônica da Ufal.
Desde terça, 26, o antigo Cine São Francisco voltou a ser local de encontro de estudantes até essa quinta, 28. A programação da mostra infantil acontece todas as manhãs, das 8h às 10 horas.
Os filmes da mostra ambiental serão exibidos entre os dias 26 e 29, a partir das 14 horas, no espaço recuperado para impulsionar o turismo de eventos em Penedo, assim como os longas metragens exibidos a partir das 20 horas, exceto, ontem, quarta-feira, 27, data da Noite Macabra reservada para o Cine Penedo, data das sessões especiais do estilo terror.
Com presença de artistas, diretores e produtores do audiovisual brasileiro, o Circuito Penedo de Cinema resgata os festivais das décadas de 1970 e 1980 realizados na Joia do Baixo São Francisco, confirmando a condição atual de Cidade do Cinema na rede mundial de Cidades Criativas da Unesco.
O Circuito Penedo de Cinema é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com o Governo de Alagoas e o Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), com patrocínio da Prefeitura de Penedo, do Sebrae, do Instituto do Meio Ambiente, do Comitê de Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e apoio da Mistika, Super Connect, Infograf, Partiu Penedo e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).