AEROPORTOS

Investimentos de R$ 1,4 bi na requalificação de aeroportos do Norte vão alavancar o turismo na região

Com foco na expansão dos serviços e na ampliação da oferta de voos para os estados do país, promovendo maior conforto, acessibilidade e segurança aos usuários do setor aéreo, foram inaugurados, ontem, na capital de Rondônia, as obras de modernização de sete aeroportos localizados na região Norte. Realizado nos últimos dois anos, as intervenções foram realizadas nos aeroportos de Porto Velho (RO), Manaus (AM), Tefé (AM), Tabatinga (AM), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e Cruzeiro do Sul (AC). Para realização dos trabalhos, a Vinci Airports, investiu mais de 1,4 bilhão.

Intervenções e melhorias

Um dos principais aeroportos do Norte, e palco do evento de hoje, o terminal de Porto Velho, passou por requalificação em toda sua infraestrutura. As intervenções incluíram a construção de uma nova e ampla área de embarque, a instalação de pontes de embarque modernas, reformas na área de triagem de bagagens e melhorias significativas na pista de pousos e decolagens. Além disso, foram implementadas novas facilidades para acessibilidade, garantindo um ambiente mais confortável, seguro e moderno. De acordo com projeções realizados, com a expansão realizada, o aeroporto deve passar de média de 700 mil passageiros transportados para mais de 2,3 milhões nos próximos anos.

Aeroporto de Manaus

Localizado numa região estratégica do estado, o complexo aeroportuário de Manaus passou por melhorias significativas na pavimentação da pista, drenagem e iluminação no pátio e pistas, recuperação das áreas de escape para as aeronaves, otimização dos espaços comerciais, entre outras. Nos 10 primeiros meses deste ano, a movimentação de passageiros cresceu 10%, saltando de 2 milhões no ano passado para 2,2 milhões este ano.

Modernização em Boa Vista

Os moradores e turistas que visitam a capital de Roraima ganharam o dobro de espaço no terminal de passageiros e uma nova estrutura para receber voos domésticos e internacionais simultaneamente. As melhorias contemplam adequação das esteiras de bagagem, aperfeiçoamento nas áreas de filas do check-in e uma nova praça de alimentação, além de uma nova subestação de energia elétrica. O número de turistas que passam no aeroporto saltou de 322 mil de janeiro a outubro do ano passado para 360 mil, crescimento de 12% no período.

Mais acessibilidade

As obras realizadas no aeroporto de Rio Branco tiveram como destaque adequações visando a acessibilidade do terminal. A requalificação realizadas consistirem na remodelação da entrada do canal de inspeção e melhorias no sistema de climatização, reforma na pista de pousos e decolagens e o aumentando da capacidade operacional do aeroporto. A projeção de demanda de passageiros no sítio aeroportuário estima movimentação acima de 760 mil turistas nas próximas décadas. Até o final do ano, o terminal deve receber mais de 330 mil pessoas.

Aeroportos regionais

Os terminais Tefé, Tabatinga e Cruzeiro do Sul, localizados em cidades regionais na região Norte, também passaram por reformas estruturais e importante para a ampliação das atividades. Em Tabatinga, cidade do Amazonas, as intervenções focaram na segurança e sustentabilidade. No mesmo estado foram realizados trabalhos de requalificação no sítio aeroportuário de Tefé, localizado no centro-oeste da região Norte. Por lá, as obras incluem a ampliação da sala de embarque e desembarque, adequação do layout do canal de inspeção, da área de filas de check-in e do portão de embarque.

O aeroporto de Cruzeiro do Sul, no Acre, passou por intervenções no sistema de climatização e melhorias no canal de inspeção e adequações de banheiros. Além disso, a pista de pousos e decolagens foi reformada, recebeu serviços de terraplanagem da faixa de pista e melhorias no sistema de drenagem, reforçando a segurança operacional do aeródromo.

Artigos relacionados
AEROPORTOSMEIO AMBIENTE

Programa da Aena incentiva voos mais sustentáveis em Congonhas

Em 2024, o Aeroporto de Congonhas registrou um aumento de 17% na participação de voos realizados com aeronaves mais sustentáveis…
AEROPORTOS

Anac aprova aditivo contratual que viabiliza investimentos de R$ 1,4 bi no Aeroporto de Guarulhos

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou o Aditivo ao Contrato de Concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos que viabiliza…
AEROPORTOS

Aeroportos europeus apelam para revisão urgente das regras de ‘slots’

Juntamente com duas publicações recém-lançadas – atualização do Documento de Posição sobre a Capacidade Aeroportuária e o Guia dos Centros…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :