AEROPORTOS

Estudantes vivenciam experiência no Aeroporto de Congonhas

Na última semana de novembro, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Aena Brasil, concessionária do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), receberam no terminal dois grupos de estudantes do ensino médio, para apresentar a eles sobre as profissões do setor aéreo e sobre o funcionamento de um aeroporto. A iniciativa integra o projeto Asas da História, ação de inclusão do programa Asas para Todos, que busca promover interações educativas com jovens de diferentes comunidades e despertar o interesse para as carreiras da aviação.

No aeroporto, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, de forma introdutória, as profissões do setor aéreo e os caminhos profissionais que podem ser trilhados. A concessionária Aena Brasil, apresentou as atividades relacionadas à administração e à operação aeroportuária, abrangendo os profissionais de inspeção de segurança, o gerenciamento de segurança operacional (Safety) até o controle e a prevenção de riscos, como a gestão de fauna. Os alunos puderam ainda conhecer algumas das funções ligadas diretamente às aeronaves como os serviços de catering (alimentação a bordo), abastecimento e transporte de carga.

De acordo com a assessora da Coordenação da Juventude, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, os jovens que fazem parte do programa Bolsa Trabalho e Juventude, estavam ansiosos pela visita. “Eles estão com uma alta expectativa e curiosos sobre as atividades profissionais do setor”, contou.

Após as explicações teóricas, os estudantes participaram de uma visita guiada pelos espaços do aeroporto. A experiência começou nos portões de inspeção, onde puderam entender de perto a importância dos procedimentos para garantir a segurança de passageiros e operações. Em seguida, eles embarcaram no ônibus e puderam conhecer um pouco mais da operação.

O ponto alto do dia foi a visita à Seção de Combate a Incêndios, do Corpo de Bombeiros civil de aeródromo. Lá os alunos puderam conhecer e entrar nos caminhões de combate à incêndios, foram apresentados aos equipamentos e procedimentos, como o tempo de reposta a incidentes. Alguns deles ainda puderam vestir os uniformes, com direito a capacete e tudo. O chefe de equipe dos bombeiros, Cap. Cunimbaba, destacou a importância de ações como essa. “É interessante saber qual o trabalho do bombeiro, o que essa profissão agrega, os riscos que corremos para salvar vidas. Essa ação é legal porque estimula os jovens também nessa carreira”, ressaltou. Ao final, os alunos receberam o tradicional batismo aéreo, com jatos d’água disparados dos caminhões.

A ação reforça o compromisso da Anac em aproximar os jovens do universo da aviação, despertando o interesse por carreiras e promovendo a inclusão por meio da educação. Ao todo foram realizadas três visitas a aeroportos, sendo uma em Brasília, com o Centro Educacional São Francisco (CED), de São Sebastião (DF), e duas em São Paulo com alunos indicados pela Coordenação de Políticas para Juventude, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Investimentos de R$ 180 milhões permitem que o aeroporto de Londrina vire hub logístico

Terceiro maior em movimentação de passageiros do estado do Paraná, o aeroporto de Londrina inaugurou, ontem, 22, um conjunto de…
AEROPORTOS

Obras do Aeroporto de Foz são inauguradas

Foram inauguradas essa semana as obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Foz de Iguaçu, que tiveram investimento de R$ 350 milhões…
AEROPORTOS

MPor entrega obras de modernização do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (PR)

Nesta terça-feira, 21, serão entregues as obras de modernização e reestruturação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Paraná….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :