EVENTOS

MTur reforça apoio ao etnoturismo em eventos na Amazônia Legal

Aldeia Shinenawa, na Terra Indígena Katukina Kaxinawá, localizada em Feijó, no Acre, está sendo palco do lançamento do estudo “Diagnóstico do Etnoturismo na Amazônia Legal” do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio – MDIC. O evento iniciado no último dia 3 e que segue até hoje, sexta-feira, 6 de dezembro, contou com a presença do Ministério do Turismo (MTur), que destacou sua contribuição para o desenvolvimento do turismo responsável e sustentável em territórios indígenas.

Durante o evento, foram apresentados produtos e iniciativas que buscam fomentar o turismo de base comunitária indígena, uma prática que alia a preservação cultural e ambiental à geração de renda e emprego digno para os povos originários. Também foram promovidas rodas de conversas com as lideranças da comunidade. Segundo a Coordenadora-Geral de Turismo Sustentável e Responsável do Ministério do Turismo, Carolina Fávero, esses esforços visam transformar o Brasil em uma referência mundial no turismo responsável em territórios indígenas.

“Projetos como estes contribuem não apenas para a valorização do saber e da cultura indígena, mas também para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030”, destacou.

O estudo lançado durante o evento soma a iniciativas que visam fortalecer a gestão pública e privada na promoção do turismo de base comunitária. Com essa abordagem, o Ministério espera ampliar o reconhecimento do etnoturismo como uma prática essencial para a sustentabilidade, consolidando o papel dos povos indígenas como protagonistas de suas próprias narrativas e territórios.

Experiências do Brasil Original – Promovido conjuntamente com os ministérios dos Povos Indígenas, da Igualdade Racial, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Experiências do Brasil Original é um programa que orienta a estruturação de produtos turísticos em comunidades tradicionais. A iniciativa inclui ações de diagnóstico, capacitação, formatação e comercialização, possibilitando que atrativos integrem a oferta turística nacional.

O MTur disponibiliza um guia de implementação do Projeto Experiências do Brasil Original pelas esferas de governo estaduais e municipais. O documento apresenta toda a metodologia para a replicação de ações locais com potencial de promover inserção social, desenvolvimento econômico e a valorização dos recursos naturais e culturais em territórios indígenas e quilombolas por meio do turismo de base comunitária.

O MTur lidera um projeto inovador de mapeamento das comunidades indígenas que atuam no turismo nacional. A iniciativa faz parte do Projeto “Brasil Turismo Responsável”, iniciado em julho de 2024 e que resulta de cooperação técnica junto ao Ministério dos Povos Indígenas (MPI), à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O objetivo é identificar povos que desenvolvem atividades turísticas baseadas nos princípios do turismo de base comunitária, além de catalogar e promover boas práticas, sempre com a concordância dos envolvidos. Para facilitar a coleta de informações, há um formulário eletrônico que pode ser preenchido por comunidades indígenas e organizações públicas e privadas ligadas ao segmento.

A ação vai permitir a compilação de dados detalhados das ações em desenvolvimento, possibilitando um diagnóstico mais preciso das necessidades das comunidades e a promoção de seus produtos turísticos. Com a medida, o MTur pretende ampliar o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável e contribuir para o fortalecimento de uma rede de turismo sustentável, inclusivo e culturalmente rico, respeitando saberes tradicionais e a autonomia dos povos.

Artigos relacionados
EVENTOS

Brasil é o país convidado da BTL 2026, maior feira de turismo de Portugal

Após atingir o recorde histórico de mais de 9 milhões de visitantes internacionais em 2025, o Brasil ganha ainda mais…
DESTINOSEVENTOS

Turismo Itaipu proporciona experiência de Carnaval com pôr do sol, show de samba ao vivo e gastronomia no Mirante do Vertedouro

Como parte da programação de Carnaval, o Turismo Itaipu promove nos dias 15 e 16 de fevereiro o Itaipu Sunset, uma experiência que combina música, gastronomia e contemplação do pôr do sol…
CIA AÉREASEVENTOS

Carnaval: São Paulo recebe mais viajantes que chegam de Recife,Porto Alegre e Confins

A Azul, maior companhia aérea do Brasil em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, fez um levantamento…