AEROPORTOS

Obras de recuperação do Porto Alegre Airport estão na fase final

Conforme planejado, a totalidade da pista de pouso e decolagem (PPD), com 3.200 metros, será entregue no dia 16/12. A etapa de pavimentação e de recolocação das diferentes camadas de asfalto já foi concluída. Nos próximos dias, serão finalizadas as etapas de sinalização horizontal, sinalização vertical/balizamento e a instalação dos instrumentos de auxílio à navegação aérea. O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) da Força Aérea Brasileira está agendado para realizar as aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem no próximo dia 09/12. Essa é a etapa final para homologação da pista e da cabeceira 11. 

As taxiways (vias de acesso entre a pista e pátio de aeronaves) A, B, J, C e P, bem como a K, H e L, de acesso para a Aviação Geral, também serão entregues na data prevista. A partir desta etapa, o aeroporto passará a oferecer 13 posições de estacionamento para aeronaves, além da ampliação do horário de funcionamento do aeródromo, que hoje é entre 8h e 22h, para operação 24h, todos os dias da semana. Essa expansão permitirá que as companhias aéreas, conforme planejamento e estratégia, ampliem o número de voos com origem e destino ao Porto Alegre Airport. 

Além da pista completa, a Fraport Brasil entregará, no dia 16/12, a área internacional, incluindo os espaços para operação das autoridades alfandegárias – estruturas e equipamentos para Polícia Federal, Receita Federal, Vigiagro e Anvisa – a sala de embarque e desembarque, o que permite a retomada dos voos internacionais. Previsto para dia 19/12, o primeiro voo internacional será operado pela companhia aérea Copa Airlines. O voo proveniente da Cidade do Panamá (PTY) tem chegada prevista às 0h20 do dia 19. A partida do voo, saindo da capital gaúcha direto para PTY, está programada para a 1h25 da mesma data. Serão quatro frequências semanais operadas pela Copa, a partir desta data. No dia 02/01, serão retomados os voos de Porto Alegre para Lima, no Peru, e no dia 03, para Santiago, no Chile. Ambos os voos, operados pela Latam Airlines, terão 3 frequências semanais cada. 

As subestações de energia, fortemente impactadas pelas águas, foram recuperadas e estarão 100% operacionais a partir do dia 16/12. Desde o dia 21/10, data da reabertura parcial das operações no Porto Alegre Airport, inúmeros avanços ocorreram no processo de recuperação. No último dia 27/11, o check-in doméstico retornou ao seu espaço original, oferecendo mais espaço e maior comodidade aos passageiros e trabalhadores. A Fraport Brasil informa que seguirá realizando ações de melhoria na estrutura do aeroporto e terminal de passageiros, incluindo intervenções no pátio de aeronaves e vias de acesso. “Seguiremos trabalhando para que o Porto Alegre Airport seja reconhecido pelos passageiros e parceiros como um dos melhores do país. É o nosso compromisso com o Rio Grande do Sul e com o Brasil”, reforça Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Sudeste domina os céus do Brasil com 47% dos passageiros do mercado doméstico em 2025

O transporte aéreo brasileiro em 2025 teve um protagonista absoluto: a Região Sudeste. Sozinha, ela concentrou aproximadamente 47% dos passageiros…
AEROPORTOS

Leilão do Aeroporto do Galeão avança com início de roadshow para investidores

Ministério de Portos e Aeroportos deu início ao processo de leilão do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro,…
AEROPORTOS

Mais 11 aeroportos da Aena no Brasil conquistam certificação internacional em gestão de carbono

Os 11 aeroportos administrados pela Aena nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará acabam…