O aeroporto de Joinville (SC) está de cara nova. A inauguração do novo espaço ocorreu ontem (12) com a presença de autoridades do estado e da União, além de representantes da concessionária responsável pela gestão do terminal (CCR). Os mais de 650 mil moradores da cidade mais populosa de Santa Catarina agora contam com um complexo aeroportuário moderno e mais eficiente, capaz de conectá-los a todas as regiões do país.
Para o ministro Silvio Costa Filho, a nova infraestrutura também beneficiará os moradores e turistas, que terão a oportunidade de conhecer as belezas da região. “Quando o Brasil volta a ter um grande volume de investimentos nas áreas portuária e aeroportuária, petróleo e gás, além do setor automotivo, isso impacta diretamente no desenvolvimento econômico e no turismo brasileiro. No momento em que temos menos desemprego e crescimento econômico, também vemos o aumento de viajantes, que está batendo recordes aqui no Brasil”, afirmou o ministro.
Tão aguardada pelos turistas de Santa Catarina, a requalificação do aeroporto de Joinville está contemplada no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Ao todo, foram investidos R$ 103 milhões pela atual concessionária. Iniciadas em setembro do ano passado, as obras geraram mais de 500 empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia local.
Ampliação da infraestrutura
Entre as novidades está a nova área de check-in, que foi ampliada em 162%, passando de 115 m² para 300 m². A medida tornará mais ágil o atendimento aos usuários, reduzindo filas e ampliando a qualidade do serviço à população. A partir de hoje, os turistas também notarão a expansão da sala de embarque, que terá o dobro da capacidade anterior, o que garantirá maior conforto e espaço para os passageiros durante o embarque e desembarque.
O secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Tomé Franca, afirmou que a reestruturação do aeroporto trará impactos significativos no desenvolvimento do modal e na ampliação da renda da população catarinense. “Essas reformas são importantes não só para o turismo, mas para a economia do Estado. Joinville é responsável por cerca de 20% do PIB (Produto Interno Bruto) de Santa Catarina, com a indústria metalúrgica, têxtil e química. Esses investimentos na aviação vão gerar crescimento e oportunidades para o povo”, ressaltou.
O CEO da CCR Aeroportos, Fábio Russo, destacou que as melhorias refletem o compromisso da empresa em garantir mais conforto e segurança aos passageiros e à comunidade aeroportuária que utilizam o modal aéreo. “Joinville é uma cidade estratégica no cenário econômico do Sul do Brasil. As melhorias no Aeroporto de Joinville fortalecem sua infraestrutura e ampliam a capacidade do terminal, contribuindo para o desenvolvimento industrial e turístico da região”, afirmou.
Principais intervenções
Com investimento da ordem de R$ 103 milhões, as obras no aeroporto de Joinville contemplam:
Expansão da área de check-in
* De 115 m² para 300 m², aumento de 162%, proporcionando maior eficiência e conforto no atendimento.
Ampliação da sala de embarque
* De 320 m² para 760 m², oferecendo mais espaço e conforto aos passageiros.
Nova área de embarque no térreo
* Acessível por escadas rolantes e elevadores, garantindo acessibilidade e modernidade.
Canal de inspeção ampliado e reposicionado
* De 40 m² para 210 m².
Expansão do pátio de aviação
* Capacidade para até quatro aeronaves (antes duas), favorecendo maior movimentação e atração de novos voos.