
Antigamente, a Disney Cruise Line operava apenas uma frota de quatro navios apresentando histórias de uma coleção de personagens e filmes da Disney, como Mickey Mouse e “A Pequena Sereia”.
À medida que a linha de cruzeiros se expande rapidamente para capitalizar um mercado de cruzeiros próspero, a história da linha e de seus navios evoluiu, principalmente ao se concentrar em ter um tema singular em cada um de seus novos navios, contado por meio de várias histórias.
A Disney está estreando seu mais novo tema este mês. O Tesouro Disney , um navio de 4.000 passageiros com histórias de aventura, começará a navegar cruzeiros comerciais no Caribe partindo de Port Canaveral em 21 de dezembro.
O design do navio é semelhante ao de seu navio irmão, o primeiro de sua classe, o Disney Wish, que estreou em 2022. Enquanto o Wish incorpora um tema de encantamento e sonhos se tornando realidade, o Treasure gira em torno de uma nova história ao apresentar contos de aventura e exploração da Disney, Pixar e Marvel, como o do adolescente oceânico de “Moana”; um garoto amante da música que faz de tudo para seguir seu sonho do filme “Coco”; e viagens espaciais com Rocket e Groot de “Guardiões da Galáxia”.
“Desde o momento em que você entra no Grand Hall, a sensação é distintamente Disney e diferente do Wish”, disse Jodi Bainter, vice-presidente de vendas de lazer doméstico da Disney Destinations, referindo-se à temática do átrio em relação ao filme “Aladdin”, em vez das referências ao encantamento extravagante e ao filme “Cinderela” do Wish.
“O que é legal sobre o Treasure é que há diferentes narrativas”, ela disse. “Essa será a mágica entre os dois navios. Há duas experiências únicas, há shows diferentes, há refeições diferentes.”
Durante um cruzeiro de pré-estreia de três dias que fez escala em Castaway Cay, a ilha particular da Disney, descobri que, além das histórias inspiradas na família de filmes da Disney, o tema de aventura do Treasure também foi inspirado em atrações de parques temáticos, uma nova jogada para a marca. Isso inclui um bar Skipper Society com tema de selva, inspirado na atração Jungle Cruise dos parques temáticos da Disney. Outro local, o Periscope Pub, é inspirado no filme de 1954 “20.000 Léguas Submarinas” e na atração de viagem submarina no Magic Kingdom que foi baseada no filme. Essa atração fechou em 1994.
Essas inclusões são um aceno para toda a marca Disney, disse Bainter. Também faz parte da estratégia da linha mergulhar os hóspedes nas experiências e histórias da Disney, que é o que os hóspedes querem, disse ela.
A Disney Cruise Line tem oportunidades de criar mais temas de navios nos próximos anos; a marca planeja aumentar sua frota de seis para 13 embarcações até 2031.
O plano de crescimento entusiasma Hilary MacIsaac , uma planejadora de férias autorizada da Disney com a Magic on Main Travel .
“A Disney Cruise Line realmente está crescendo muito rápido em comparação a antes da Covid”, ela disse. “Eles realmente ficaram com quatro navios por um tempo muito longo.”
Os novos navios oferecem mais opções para seus clientes, ela disse, tanto nas experiências variadas no Wish e no Treasure, mas também nos itinerários. Enquanto o Wish navega exclusivamente em passeios de três e quatro dias no Caribe, com escalas em Nassau e Castaway Cay, o Treasure navegará em cruzeiros de uma semana alternando itinerários no leste e oeste do Caribe. Ele também fará escalas em Castaway Cay.
Mais dois navios estão reservados para a classe Wish, incluindo o Disney Destiny, com estreia prevista para novembro de 2026. A embarcação justaporá as histórias de heróis e vilões; haverá um bar Cruella de Vil, inspirado na vilã de “Cem e Um Dálmatas” e no filme spinoff live-action “Cruella”.
O Destiny navegará pelo Caribe em itinerários de quatro e cinco dias saindo de Fort Lauderdale.
A linha logo mudará sua atenção, e alguma tonelagem, para a Ásia. A linha planeja enviar o Disney Adventure de 6.700 passageiros para navegar em cruzeiros curtos em Cingapura a partir do ano que vem. O navio foi adquirido parcialmente construído no final de 2022 depois que o antigo proprietário, Genting Hong Kong, faliu e encerrou as operações.
A Disney também planeja navegar seu quarto navio da classe Wish para fora do Japão em 2029, voltado para viajantes e visitantes domésticos. A Oriental Land Co., que possui e opera o Tokyo Disney Resort, construirá e operará o navio, que terá locais e experiências agora no Wish, mas adaptados para hóspedes japoneses.
Enquanto isso, os próximos quatro navios na linha de produção pertencerão a uma nova classe, mas a Disney não está pronta para divulgar detalhes.
À medida que as linhas de cruzeiro trabalham para se diferenciar, MacIsaac aprecia a abordagem da classe Wish da Disney, dando a cada navio sua própria personalidade. Em vez de construir meganavios, ela disse que a Disney está se diferenciando “mudando o tema e a criação, e entrando na história disso”.