AEROPORTOS

Obras do aeroporto de Teresina são entregues com investimentos de R$ 166 milhões

Ontem, 16, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou da cerimônia de entrega das obras de ampliação e reforma do aeroporto de Teresina. Como parte da carteira do Novo PAC, o empreendimento é coordenado pela concessionária CCR e recebeu investimentos de R$ 166 milhões para melhorar o atendimento aos passageiros e aumentar a capacidade e segurança para receber aeronaves.

Maior do estado do Piauí e o décimo mais movimentado do Nordeste, o aeroporto de Teresina teve sua capacidade operacional ampliada com o objetivo de elevar a oferta de voos aos turistas. No primeiro semestre de 2024, registrou aproximadamente 540 mil passageiros, um aumento de 6% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Uma média de 3 mil pessoas embarcam e desembarcam por dia no Aeroporto de Teresina.

“Essa foi uma das obras aeroportuárias mais rápidas da história da aviação brasileira”, afirmou o ministro ao falar sobre o período de menos de 12 meses para a entrega do empreendimento pronto e estruturado. “Estamos entregando, com investimentos de mais de 160 milhões, essa obra de tamanha importância para o desenvolvimento do estado do Piauí”, disse Costa Filho. O ministro também falou sobre o trabalho para a internacionalização do aeroporto, já liberado para operações internacionais de cargas que entrará na pauta para o próximo ano, com conversas com as companhias aéreas e o governador do estado.

Sobre a agenda de desenvolvimento do Piauí, Silvio Costa Filho falou acerda da ampliação da aviação regional e o novo porto do Piauí, que será estratégico para o escoamento da produção e mudará a matriz econômica do estado. “Estamos trabalhando para, ainda neste ano, assinarmos o decreto que vai transformar a hidrovia do Parnaíba na primeira concessão hidroviária do estado. Isso vai ligar com o porto de Itaqui, com o Arco Norte, e será fundamental para o escoamento da produção local e nacional”, explicou.

Segundo o governador Rafael Fonteles, essa entrega tem uma dimensão enorme para o desenvolvimento do estado e elogiou a qualidade e rapidez na execução do projeto. “O presidente Lula, desde o seu primeiro mandato, tem investido em infraestrutura, acreditando no investimento público e privado. O presidente acredita neste estado e está otimizando a eficiência dessa parceria, pensando no bem-estar da população. E o ministro Silvio Costa Filho, sem dúvida, é um dos melhores do governo Lula. Ele tem capacidade de estar neste lugar, de dar respostas objetivas sobre as demandas e consegue ser bastante eficiente no setor público”, destacou.

Parceria público-privada

Para o presidente da CCR Aeroportos, concessionária responsável pelo empreendimento, Fábio Russo, essas obras só são possíveis porque, no Brasil, existem as parcerias público-privadas, que permitem as concessões de infraestrutura a longo prazo.

“Isso é algo que, no Brasil, veio para ficar. E mostramos aqui que o investimento privado, regulado pelo setor público, é uma ferramenta que o Brasil já conhece há mais de 20 anos, e que, a cada dia que passa, mostra sua força e capacidade de transformar a vida das pessoas”, afirmou.

Segundo o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, neste ano de 2024, o Ministério está fazendo o maior conjunto de entregas de aeroportos do país, por meio da política de concessões do governo Lula. “Estamos entregando o maior conjunto de aeroportos já qualificados na história deste país. Então, estamos aqui para celebrar esse momento, junto à CCR, aos parceiros privados e ao governo do estado, para que possamos, cada vez mais, oferecer serviços públicos de qualidade para a população.”

Tomé Franca disse ainda que o aeroporto está completamente qualificado, com investimentos em todas as áreas do terminal. “Tudo isso significa investimentos nas pessoas. Tudo isso é pensado nas pessoas que estão passando por aqui, que estão escoando sua produção, que precisam vir para o Piauí para fechar negócios, gerar emprego, gerar renda, desenvolvimento social e econômico, e gerar riquezas para o estado”, ressaltou.

Nova estrutura

A partir de agora, o local conta com um terminal de passageiros com estrutura cinco vezes superior, passando de 402 m² para 2.480 m². O espaço também terá dois portões de embarque e um novo canal de inspeção com três equipamentos de raio-X. O aeroporto também ganhou novos conectores (fingers) entre a área de embarque e a aeronave, passou por adequação das RESAs (áreas de escape) à legislação vigente, recebeu um novo pátio de aeronaves para oito posições C, adequação de taxiway de acesso aos hangares, ajuste no balizamento e sinalização horizontal da pista de pousos e decolagens, além de aumento no número de vagas no estacionamento.

O terminal aeroportuário de Teresina é conhecido como porta de entrada para quem chega ao Piauí, principalmente para o litoral do estado e o famoso Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. O turismo de negócios e lazer são os principais motivos de viagens à capital do estado.

Foto: Folha de Piauí

Artigos relacionados
AEROPORTOS

Aeroportos da Infraero esperam 350 mil passageiros durante as festas de fim de ano

Os 15 aeroportos da Rede Infraero com voos comerciais regulares devem receber cerca de 350 mil passageiros no período de…
AEROPORTOS

Mais de 18 aeroportos têm tarifas reajustadas

Foram reajustados os limites de receitas e dos tetos tarifários dos blocos de concessões aeroportuárias das regiões São Paulo (SP), Mato Grosso do Sul (MS), Pará (PA) e Minas Gerais (MG), Norte II, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste,…
AEROPORTOS

Com a pista completa, Aeroporto Salgado Filho (RS) retoma voos domésticos para Salvador e Recife

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho, no Rio Grande do Sul, retomou, ontem, 16, as operações de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :