Os 15 aeroportos da Rede Infraero com voos comerciais regulares devem receber cerca de 350 mil passageiros no período de 20 de dezembro de 2024 a 5 de janeiro de 2025, entre chegadas e partidas. Estão programados também 3,1 mil voos, entre pousos e decolagens. A projeção para a época de festas de fim de ano foi elaborada a partir das programações informadas pelas empresas aéreas. A expectativa é de que os dias 20 de dezembro e 3 de janeiro de 2025 sejam os de maior movimento.
No Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, são estimados cerca de 302 mil passageiros em 2.489 voos programados. O número de passageiros é 43% maior do que o registrado no período anterior, quando 211 mil pessoas passaram pelo terminal carioca entre os dias 22 de dezembro de 2023 e 7 de janeiro de 2024. Em Minas Gerais, no Aeroporto Regional do Vale do Aço/Ipatinga são estimados 8 mil passageiros em 138 voos programados, números maiores ante a movimentação registrada no período anterior de 6 mil passageiros em 142 voos. No Ceará, o Aeroporto de Jericoacoara espera receber 18,7 mil passageiros em 154 voos programados.
No Rio Grande do Sul, o Aeroporto de Santo Ângelo espera receber 3,6 mil passageiros em 38 voos programados, um aumento de 19% no número de passageiros, comparando com a temporada passada, quando 3 mil pessoas movimentaram o terminal. Já o Aeroporto de Passo Fundo estima receber 11.853 passageiros em 82 voos. O número de passageiros é 10% maior, em relação ao período anterior, quando o terminal registrou 10,7 mil passageiros em 84 voos realizados.
Clique aqui para ver as estimativas de movimentação nos aeroportos da Infraero.
Viagem tranquila
A Infraero trabalha para que passageiros, empresas aéreas, trabalhadores e frequentadores dos aeroportos tenham tranquilidade e segurança. Além disso, é recomendado que os passageiros cheguem ao aeroporto com antecedência mínima de 1h30 para voos domésticos e de 3h para voos internacionais.
Também foram reforçadas as medidas de segurança e fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária para manter os níveis de conforto e a segurança dos usuários dos aeroportos. O atendimento e as orientações aos viajantes contam com os “amarelinhos” da Infraero. Funcionários de colete amarelo com a frase “Posso Ajudar/May I Help You?” estarão prontos para auxiliar as pessoas que chegam e partem nos terminais.