A frota da LATAM no Brasil cresceu 13% em dois anos. É esse o resultado do recebimento de 25 novas aeronaves direto de fábrica desde janeiro de 2023. Todos os novos aviões são da família Airbus A320neo, até 20% mais eficientes do que seus antecessores no consumo de combustível e em emissões. Entre entregas e devoluções, a frota brasileira da LATAM teve crescimento de 19 aeronaves na comparação com dezembro de 2022, permitindo à empresa acrescentar 1,6 milhão de novos assentos no País neste período.
“Atualmente, nenhuma companhia aérea investe mais no crescimento da aviação brasileira do que a LATAM. A verdade é que, em um cenário mundial de escassez de aviões e peças, estamos conseguindo ampliar de forma eficiente a nossa frota e garantindo que mais brasileiros possam voar”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
Ao todo, a LATAM encerrará 2024 com 163 aeronaves na sua frota brasileira, com idade média de 10,4 anos. Em 2023, a empresa recebeu em sua operação no País um total de 8 novos A320neo e 7 novos A321neo. Em 2024, recebeu 7 aeronaves A321neo e recebe agora em dezembro 3 aviões A320neo.
O Airbus A320neo (capacidade para 180 passageiros) oferece uma economia de 15% em combustível na comparação com seu modelo anterior, e essa economia pode chegar a 20% em voos longos. De acordo com o fabricante, as aeronaves da família A320neo evitaram a emissão de quase 20 milhões de toneladas de CO2 e reduziram em até 50% a poluição sonora desde a sua chegada ao mercado.
O Airbus A321neo (capacidade para 224 passageiros), especificamente, é 20% mais eficiente no uso de combustível que os modelos anteriores, emite 20% menos de CO2 e produz 50% menos ruído. É equipado com itens da nova cabine Airspace da Airbus, com área de boas-vindas mais moderna, iluminação adaptável, a cabine mais silenciosa desenvolvida até hoje, novos compartimentos superiores de bagagem de mão que oferecem um espaço 60% maior, banheiros mais acessíveis para pessoas com deficiência, recursos touchless e superfícies antimicrobianas.
Atualmente, a LATAM é a empresa aérea que mais adiciona voos e assentos ao mercado brasileiro, operando a maior malha aérea da sua história no País, com voos para 52 aeroportos em território nacional. Para 2025, a companhia prevê um crescimento de até 8% na sua oferta doméstica de assentos (ASK*) no Brasil.
Como consequência de seus investimentos em produto, tecnologia, frota e novos destinos, a LATAM lidera a aviação nacional desde 2021, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Ao todo, a companhia obteve quase 39% de participação (RPK**) no mercado doméstico brasileiro no terceiro trimestre de 2024.
Já na operação internacional, a LATAM é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior. A empresa encerra 2024 após inaugurar as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Segundo a ANAC, a LATAM liderou o setor aéreo internacional do Brasil no terceiro trimestre de 2024 com 23,45% de participação (RPK**).