MEIO AMBIENTE

MTur quer fomentar turismo sustentável no Parque Nacional da Serra da Canastra

Ministério do Turismo, em colaboração com a UNESCO, lançou um novo edital para fomentar o turismo sustentável no Brasil. A iniciativa, que tem como foco atividades de visitação voltadas à educação ambiental, à conservação do meio ambiente, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza no Parque Nacional da Serra da Canastra, recebe propostas até o dia 16 de janeiro de 2024. Detalhes e orientações estão disponíveis no site da UNESCO.

O edital integra os esforços contínuos do governo brasileiro para fortalecer a economia do turismo enquanto promove a sustentabilidade e valoriza a diversidade cultural e natural do país.


De acordo com secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do MTur, Carlos Henrique Sobral, a parceria com a UNESCO é estratégica para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável no setor.

“O turismo sustentável não é apenas uma tendência, mas uma necessidade global. Com iniciativas como essa, reforçamos o compromisso do Ministro do Turismo, Celso Sabino, de buscarmos não apenas ampliar a oferta turística no Brasil, mas também garantir que ela seja responsável e inclusiva”, afirmou.

O edital se destaca por abranger uma série de prioridades, incluindo a capacitação de comunidades locais, o estímulo à inovação tecnológica no turismo e a promoção de destinos turísticos ainda pouco explorados.

“Estamos comprometidos em criar um turismo que preserve os recursos naturais, respeite as culturas locais e gere benefícios reais para a população”, complementou o secretário.

As inscrições para o edital estão abertas e podem ser feitas diretamente na plataforma da UNESCO. Projetos selecionados receberão apoio técnico e financeiro para implementação, contribuindo para fortalecer o Brasil como referência em turismo sustentável no cenário global.

Artigos relacionados
MEIO AMBIENTE

Lançado edital para serviços de visitação em unidades de conservação

O Ministério do Turismo, em parceria com a UNESCO e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), lançou…
AEROPORTOSMEIO AMBIENTE

Portugal: aeroporto Francisco Sá Carneiro já utiliza biocombustíveis

A energética portuguesa PRIO, a Portway, empresa de handling da ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports, e a Beyond…
AEROPORTOSMEIO AMBIENTE

Programa da Aena incentiva voos mais sustentáveis em Congonhas

Em 2024, o Aeroporto de Congonhas registrou um aumento de 17% na participação de voos realizados com aeronaves mais sustentáveis…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :