A temporada de férias em São Paulo vai ser bastante agitada, de acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Setur-SP. A maior concentração de visitantes acontece, tradicionalmente, na Baixada Santista, onde são aguardados 2,9 milhões de visitantes no período. As cidades do Litoral Norte, por sua vez, devem atrair mais 1,1 milhão de pessoas até o fim de janeiro.
Calcula-se que esses quatro milhões de turistas e excursionistas que visitam o litoral paulista devam gerar uma movimentação financeira direta de pelo menos R$ 9,6 bilhões, de acordo com o CIET. “Com boa conectividade terrestre e aeroportos próximos, São Paulo se sobressai pela logística e qualidade de atrativos, o que tem gerado uma movimentação de turistas recorde a cada ano”, afirma o secretário Roberto de Lucena, de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Apenas na virada do ano, são esperados por volta de um milhão de visitantes no litoral paulista. A Baixada Santista deve receber 700 mil visitantes de outras localidades no Réveillon. Já o Litoral Norte, em torno de 300 mil turistas e excursionistas na passagem de ano.