Notícias

Campos do Jordão (SP) se candidata à Cidade Criativa da UNESCO na categoria Música

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) marcou presença no lançamento oficial da candidatura de Campos do Jordão à Cidade Criativa da UNESCO na categoria Música. O lançamento aconteceu durante a primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Campos do Jordão, na Câmara Municipal do município. O evento contou com a presença do titular da pasta de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, e de autoridades locais. 

Na ocasião, foram apresentadas informações exclusivas sobre o dossiê da cidade, que está em fase de finalização e será encaminhado ao Itamaraty até o início de fevereiro. O documento reúne os motivos que qualificam Campos a ser uma Cidade Criativa da Música, como: o Festival Internacional de Inverno, maior evento de música clássica da América Latina, que acontece anualmente no mês de julho; além de outros eventos culturais que acontecem na cidade. Ainda, Campos do Jordão conta com teatros, museus e centros de música, bem como parcerias internacionais, que o destacam como destino cultural de relevância global.

“Campos do Jordão é uma referência nacional em competência e atração do turismo no Estado de São Paulo. Com os investimentos certos e o apoio necessário, que será garantido pelo Governo do Estado, iremos longe. Tenho certeza de que essa iniciativa será muito bem-sucedida e consolidará Campos do Jordão como um dos poucos municípios no mundo a fazer parte das Cidades Criativas da UNESCO”, destacou Roberto de Lucena. Depois, o secretário assinou a carta de apoio à candidatura da cidade, foi homenageado e nomeado embaixador do Turismo de Campos do Jordão. 

A estância turística de Campos do Jordão é reconhecida por sua história e conexão com a música, a cultura e o turismo, recebendo mais de 4,5 milhões de visitantes por ano. Agora, a cidade procura ampliar sua presença nos cenários nacional e internacional e fortalecer sua identidade como polo de criatividade, inovação, desenvolvimento sustentável e inclusão social, utilizando a música como instrumento. Localizada na Serra da Mantiqueira, combina características de cidade pequena com infraestrutura de alto padrão, com diversas opções de lazer, gastronomia, eventos, arquitetura, entre outros.

Para o prefeito Carlos Eduardo Pereira da Silva, mais conhecido como Caê, conquistar esse título destacará a relevância turística e cultural do município. “Esse prêmio é fundamental para o desenvolvimento local e para fortalecer o senso de pertencimento dos moradores de Campos do Jordão. Cada um de nós tem um papel importante a desempenhar daqui para frente, cuidando dessa semente para que ela floresça e contribua para o crescimento contínuo de Campos. Nossa cidade tem a chance de mudar o legado para nossas gerações e as que ainda virão”, afirmou.

Impacto na economia e no turismo do Estado de SP

A rede mundial de Cidades Criativas da UNESCO conta com 350 cidades de mais de 100 países, que se destacam por valorizar a criatividade como estratégia para o desenvolvimento sustentável em oito campos criativos: gastronomia, design, artesanato e artes populares, música, cinema, artes midiáticas, literatura e arquitetura. 

No Brasil, 14 cidades são reconhecidas como cidades criativas da UNESCO, sendo que na categoria música há somente duas, Salvador (BA) e Recife (PE). Caso Campos do Jordão se torne Cidade Criativa, será o primeiro destino de serra a figurar na seleta lista de municípios brasileiros. Apenas duas cidades brasileiras que se candidatarem serão escolhidas e encaminhadas para avaliação da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Campos do Jordão se destaca de outros destinos turísticos pelo seu forte viés cultural. Precisamos disseminar esse conhecimento e mostrar ao mundo o que temos de melhor. Quando uma cidade é reconhecida internacionalmente, ela atrai mais visitantes e maior visibilidade, gerando riqueza para a economia local. Além disso, é essencial capacitar os jordanenses para aproveitar essas oportunidades por meio de treinamentos. Dessa forma, os benefícios não ficarão restritos aos comerciantes, hoteleiros e restaurantes, mas alcançarão toda a população”, disse Fábio Izar, secretário de Desenvolvimento Econômico e de Turismo da cidade. 

Já o presidente do COMTUR e membro do Consórcio Aproveite Campos do Jordão, Sidney Isidro, ressaltou a “oportunidade de planejar a cidade de maneira transversal, envolvendo toda a comunidade nesse processo. É essencial garantir que todos os moradores, independentemente de classe social ou atividade, sintam-se parte de um modelo de gestão de uma Cidade Criativa. O objetivo é tornar Campos do Jordão uma cidade melhor para quem vive aqui, excepcional para quem a visita e motivo de orgulho para mais de 200 milhões de brasileiros”.

A candidatura de Campos ao título de Cidade Criativa da UNESCO é liderada pela Secretaria de Turismo municipal, com apoio da Secretaria de Cultura. A agência Business Factory, especializada em Marketing para o turismo e representação de destinos, que tem como CEO Thais Medina, é a responsável pela coordenação do projeto. O evento ainda contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luiz Filipe Cintra; do vice-prefeito, Leandro Cesar; da secretária de Cultura, Tânia Cunha; do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, André Santos; e de Márcio Araújo, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dentre outras autoridades e empresários da cidade.

Artigos relacionados
Notícias

Governo diz que TAP está pronta para “processo de reprivatização”

A TAP está pronta para “o processo de reprivatização”, anunciou o Governo, declarando que “as operações societárias necessárias àpersecução do…
Notícias

Nova campanha do programa Asas para Todos promove segurança e respeito nos aeroportos

O Ministério do Turismo, em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e os ministérios de Portos e…
Notícias

Abertas as inscrições para o “Prêmio de Turismo Responsável”, da WTM Latin America 2025

O ‘Prêmio de Turismo Responsável’ da WTM Latin America já está com inscrições abertas para a edição 2025. Destinado a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :