
A Agremiação Carnavalesca Penedense Ovo da Madrugada sai as ruas no próximo sábado, 15, prestando homenagem ao saber e ao conhecimento que liberta. O bloco desfilará trajando beca azul e capelo em homenagem à primeira escola pública de Alagoas, o Liceu de Penedo, fundado em 5 de maio de 1849. O prédio histórico, localizado na Praça Jácome Calheiros, posteriormente abrigou a Escola Normal (1934) e a Rádio AM São Francisco, a primeira rádio do interior alagoano. Sua transmissão inaugural ocorreu às 15h do dia 25 de abril de 1959.
A criação de uma escola pública em Penedo também possui um caráter simbólico. “O Liceu pode ser visto como um passo fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade e para a construção de uma cidadania plena. Dessa forma, sua fundação, em 1849, marcou um dos primeiros avanços rumo à democratização da educação em Alagoas”, destacou Alcides Regueira, dirigente da Agremiação Carnavalesca Penedense.
A ideia de mostrar a arquitetura secular da cidade através da arte do Abadá acontece a cada ano, com a escolha do ponto histórico em votação pela diretoria do bloco. O desenho também ilustra figuras carnavalescas da cidade, entre elas Nego Bob, Cristina Sanches, Júnior Dantas e o saudoso médico anestesista Rui Lisboa (in memoriam), grande incentivador e folião do bloco desde a sua fundação, em 2009. O Ovo da Madrugada terá concentração na Praça Jácome Calheiros, a partir das 10h, no Centro Histórico.