MACEIÓ

Samba no Beco anima Jaraguá e fortalece cena cultural de Maceió (AL)

No último domingo (16), o bairro Jaraguá recebeu a segunda edição do Samba no Beco, evento gratuito que celebrou a cultura e a música em um dos cenários mais autênticos de Maceió, o Beco da Rapariga. A iniciativa, que contou com apresentações de Fernanda Fassanaro, Virgínia Tavares e o grupo Pagode da Naná, atraiu um público diverso, ao reafirmar o espaço como ponto de encontro da cena alternativa e cultural da cidade.

Organizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com o Quintal Jaraguá, o evento proporcionou uma tarde de samba, encontros e experiências que reforçam o papel do bairro histórico como um polo de convivência e expressão artística. O público presente aproveitou o som ao vivo e a energia vibrante do local, que se tornou palco para a valorização da cultura popular.

Entre os presentes, a maceioense Dayana Soares, 41 anos, compartilhou a experiência em visitar o Beco da Rapariga pela primeira vez. “Apesar de morar na cidade e já ter ouvido bastante sobre a rua, é a primeira vez que eu tive a oportunidade de vir. Eu tô achando tudo isso aqui maravilhoso. De verdade, é um ambiente muito bom para sentar, conversar, eu acho bacana isso. O beco é um ambiente incrivelmente maravilhoso, onde a gente pode curtir e se sentir bem à vontade, porque é assim que eu tô me sentindo, à vontade.”

Dayana Soares participa pela primeira do Samba no Beco. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Dayana Soares participa pela primeira do Samba no Beco. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Myriel Neto, ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da cultura local. “O Samba no Beco é um exemplo do compromisso da FMAC em valorizar a cultura popular e promover espaços de convivência acessíveis para todos. Jaraguá tem um potencial histórico e artístico enorme, e seguimos incentivando iniciativas que fortaleçam essa identidade cultural.”

A realização de eventos como o Samba no Beco reforça a importância da ocupação dos espaços públicos com a cultura e o lazer, além de impulsionar a economia criativa e fortalecer o turismo local.

A Prefeitura de Maceió segue com a promoção de eventos culturais que incentivam a participação popular e garantem a democratização do acesso à arte.

Artigos relacionados
DestaquesMACEIÓ

Prefeitura promove atrativos de Maceió em eventos na Argentina e no Chile

Representantes da Secretaria Municipal de Turismo de Maceió (Semtur) estão participando da edição do Partiu Brasil Infinitas 2025, que vai…
MACEIÓ

Obras de urbanização do Renasce Salgadinho avançam na Praia da Avenida

O Renasce Salgadinho, programa da Prefeitura de Maceió que visa requalificar e revitalizar o riacho Salgadinho e todo o seu…
MACEIÓ

Maceió (AL) está no ranking dos melhores destinos para quem quer descansar

O destino Maceió segue crescendo e se destacando nacional e internacionalmente. Uma pesquisa da plataforma de viagens KAYAK mostrou que…