
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) informou que 2024 foi o melhor ano do enoturismo da região com aumento de 21,6% face ao ano anterior. A exemplo de 2023, os turistas nacionais continuam a ser os que mais visitam os centros de enoturismo locais, representando 55% do total de visitantes. No ranking, seguem-se os visitantes brasileiros e os americanos. No entanto, foi a nacionalidade alemã que registou o maior aumento, na ordem dos 22%. O Canadá, a Argentina, a Austrália, a Áustria e a China são, também, alguns dos países que se destacam entre os interessados pelos programas vínicos da região.
No que diz respeito às preferências de roteiro enológico disponíveis nos três distritos do Alentejo, a Rota Histórica, no distrito de Évora, é a mais cobiçada e a que apresenta o maior aumento de visitantes face a 2023, tendo registado um crescimento de 36,25%. O segundo maior crescimento é detido pela Rota do Guadiana, no distrito de Beja, com uma fatia de 3,38%. Em terceiro lugar, surge a Rota de São Mamede, no distrito de Portalegre, com uma percentagem de crescimento correspondente a 2,95%.
No que toca à evolução de turistas nos centros de visitas e de apoio ao enoturismo, em 2024, registou-se um aumento de 44,92% face a 2023. Os turistas brasileiros lideram esta tabela, representando 21,26% do total de visitantes. Logo a seguir, surgem os visitantes nacionais a representar 16,59% e, em terceiro lugar neste ranking, estão os turistas oriundos dos EUA.
Quanto às experiências de enoturismo, há opções para todos os gostos, conforme avança a CVRA, que destaca visitas guiadas às vinhas, às adegas e às caves, provas de vinhos, workshops e cursos vínicos, sessões de vinoterapia e passeios a pé, de bicicleta e, até, a cavalo pelas vinhas. Para a CVRA, estas atividades constituem experiências únicas e enriquecedoras, dando a oportunidade aos visitantes de conhecer de perto a produção dos vinhos e de saborear os diversos Vinhos do Alentejo.
Refira-se que os dados recolhidos pela CVRA reportam a uma análise aos 76 enoturismos aderentes à Rota dos Vinhos do Alentejo e o inquérito aplicado obteve uma taxa de resposta de 86,84%.