Cotidiano

No Dia do Artesão, artistas arapiraquenses fazem visita técnica ao Festival Alagoas Feita à Mão

O Dia do Artesão é comemorado em todo o Brasil, em Arapiraca, os artistas têm contado com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Cultura, para expor e comercializar seus produtos com os três pontos: no Mercado do Artesanato Margarida Alves, Mercado Público e o Espaço do Artesanato, no Partage Shopping. Para celebrar a data, uma comitiva de artesãos realizaram uma visita técnica a exposições em Maceió, entre elas o Festival Alagoas Feita à Mão.

O Festival Alagoas Feita à Mão é o espaço para divulgação, trocas de experiências e celebração do ofício, o programa completa dez anos e contou com a participação dos representantes arapiraquenses. “Sempre estamos em busca de inovar e renovar nossa arte e maneira de viver. E sempre participando de eventos como o de hoje para celebrar também o Dia Do Artesão. Agradecemos aos parceiros, como a Prefeitura, Estado, Senai, que sempre tem apoiado a classe dos artesãos. Ser artesão é maravilhoso e é uma coisa que está no nosso coração, tudo que fazemos é com carinho e amor, pela arte, pela cultura e pela nossa profissão”, destacou o artesão e gerente do Mercado do Artesanato, Jailton Barbosa.

A Prefeitura de Arapiraca tem buscado formas de valorizar e apoiar os artistas locais. “Existem cerca de 800 artesãos em Arapiraca e nosso objetivo é buscar prestigiar cada um deles através do trabalho que realizamos. Essas pessoas se dedicam ao máximo a essa arte, que movimenta muito a economia local e está enraizada na história do nosso município, às vezes passando até de pai para filho”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico Hibernon Cavalcante.

Por meio de ações desenvolvidas pela Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Cultura, em fevereiro foi inaugurado o espaço do artesanato no Mercado Público, mais um ponto de apoio para os artistas da terra.
“Temos trabalhado para atuar em conjunto com nossos artistas que deixam a sua marca na cultura arapiraquense e alagoana, impulsionar as ações desenvolvidas por eles é também desenvolver a cultura local e a nossa cidade que é rica nas suas manifestações culturais”, destacou a Secretária de Cultura Mônica Nunes.

Por: Ascom

Artigos relacionados
Cotidiano

Restaurante popular de Arapiraca bate recorde de refeições servidas em único dia

A população arapiraquense pode se orgulhar em dizer que na cidade em que vive existe um restaurante que serve comida…
Cotidiano

Prefeito de Olho d`Água do Casado visita o Workshop Masterop Travel

O prefeito de Olho d`Água do Casado, Chico Bezerra, e o Secretário de Governo e ex-prefeito Zé da Emater, estiveram…
Cotidiano

Arapiraca promove artesanato e agricultura familiar com a I Feira da Economia Solidária

O desenvolvimento econômico de Arapiraca é feito, em grande parte, pelas mãos de pequenos empreendedores e agricultores familiares. Por isso,…