DESTINOS

As águas terapêuticas de São Paulo como atração turística

As águas medicinais de São Paulo são mais do que fontes de bem-estar; elas representam um patrimônio natural que contribui significativamente para a conservação ambiental e o desenvolvimento do turismo sustentável do Estado. Elas atraem visitantes em busca de saúde e relaxamento, ao mesmo tempo que promovem a preservação dos ecossistemas locais, ajudam a desenvolver os destinos turísticos, geram empregos e renda para a comunidade local.

Às vésperas do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Setur-SP destaca municípios famosos pelas suas fontes hidrominerais ricas em cálcio, magnésio e bicarbonato, com propriedades anti-inflamatórias e relaxantes, como Lindoia, Capital Nacional da Água Mineral. Aos seus arredores, surgem hotéis, pousadas, spas e centros de bem-estar, além de comércio e demais atrativos, que criam oportunidades de trabalho e estimulam a economia local.

“Em um mundo cada vez mais preocupado com a saúde e o bem-estar, as águas de São Paulo se destacam como um recurso valioso. Ao promover a saúde, preservar o meio ambiente e estimular o turismo sustentável, essas águas se tornam um símbolo da harmonia entre o ser humano e a natureza, mostrando que é possível cuidar do planeta enquanto se busca qualidade de vida e progresso”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.

As águas com propriedades terapêuticas incentivam o turismo sustentável e a preservação das áreas onde as fontes hidrominerais estão localizadas, educando moradores e visitantes sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade. Muitas estâncias hidrominerais investem em práticas de conservação, com reflorestamento e proteção de nascentes, como Socorro, município reconhecido pela acessibilidade e pelo ecoturismo. 

Apenas o Circuito das Águas Paulistas recebe 10 milhões de turistas por ano, de acordo com o consórcio de municípios da região. A água, inclusive, deu o pontapé inicial no desenvolvimento do turismo nesta região, hoje com mais de 30 mil leitos. A seguir, dez destinos que têm as águas como atração turística: 

1. Águas de São Pedro, famosa por suas fontes de água mineral e tratamentos de saúde

2. Socorro, conhecida por suas águas termais e opções de turismo de aventura

3. São Pedro, conhecida por suas águas termais e spas

4. Lindóia, famosa por suas águas minerais e estâncias hidrominerais

5. Serra Negra, conhecida por suas águas minerais e tratamentos de saúde

6. Monte Alegre do Sul, famosa pela fonte Bom Jesus, de água mineral

7. Águas de Lindoia, a capital termal do Brasil

8. Olímpia, com suas águas termais provenientes do Aquífero Guarani

9. Ibirá, suas águas são famosas pela alta concentração de sais minerais e vanádio, de fontes como Ademar de Barros, Carlos Gomes e Jorrante
10. Lins, conhecida pelas propriedades terapêuticas e curativas

Artigos relacionados
DESTINOS

Sergipe terá voos extras durante o superferiado da Semana Santa e Tiradentes

Durante o superferiado da Semana Santa e de Tiradentes, haverá cinco voos extras com destino a Aracaju, num total de…
DestaquesDESTINOS

Prefeitura apresenta Penedo como Destino Turístico Inteligente na maior feira de turismo da América Latina

Mais uma vez, Penedo foi destaque ao ser apresentado como Destino Turístico Inteligente (DTI) durante a WTM Latin America 2025,…
DESTINOS

CVC registra aumento de 64% nas vendas de pacotes turísticos para a Paraíba

A Paraíba iniciou o ano de 2025 com números animadores no setor de turismo. Segundo dados da operadora CVC, a…