NEGÓCIOS

Turismo em Paris cresceu apenas 2% em 2024, apesar das olimpíadas

Paris, France - July 6, 2013: Illuminated Louvre museum during sunset in Paris. The Pyramid is the main entrance to the Louvre Museum.

Paris e a sua região receberam 48,7 milhões de visitantes em 2024, um aumento de apenas 2% apesar do evento desportivo, de acordo com números divulgados esta quinta-feira, 20 de março, pela Choose Paris Region, citada pelos jornais franceses. A agência internacional de atratividade da região avança que as chegadas de turistas mantêm-se 4% abaixo das verificadas em 2019, antes da pandemia de Covid.

Os 48,7 milhões de turistas que chegaram à região de Île-de-France geraram 23,4 mil milhões de euros em receitas (+8% face a 2024). Com 68 milhões de dormidas registadas em 2024, o setor hoteleiro sofreu uma quebra de 4%, devido aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos “que modificaram os fluxos sazonais”, de acordo com o Choose Paris Region.

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, foram contabilizadas 7,1 milhões de estadias turísticas (+11%). Durante este período, a região recebeu 2,8 milhões de turistas franceses (+15%), 2,3 milhões de turistas internacionais (+4%), liderados pelos americanos (281 mil visitantes, +4%) e pelos britânicos (280 mil, +3%). Os Jogos Olímpicos também impactaram o fluxo turístico ao concentrar visitantes nos locais olímpicos, enquanto museus e monumentos tiveram sua frequência reduzida numa média de 20% durante esse período.

No entanto, no total do na, a capital francesa e a região de Île-de-France receberam 26,1 milhões de turistas franceses (+1%, mas -8% em comparação a 2019) e 22,6 milhões de turistas internacionais (+3% e mais +2% face a 2019). Com 2,7 milhões de turistas, o número de americanos, principal mercado emissor para o destino, cresceu 3% em relação a 2023. Clientes britânicos (2,6 milhões), italianos (1,6 milhão), alemães (1,5 milhão) e espanhóis (1,4 milhão) completam o top 5.

No total do ano passado, os gastos dos turistas são divididos entre 8,5 mil milhões de euros pelos franceses (+7%) e 14,9 mil milhões de euros pelos visitantes internacionais.

Artigos relacionados
NEGÓCIOS

Brasil busca parceria com uma das maiores agências de turismo japonesa para aumentar fluxo de viajantes entre os países

Em viagem a Tóquio, onde cumpre agenda oficial, o ministro do Turismo, Celso Sabino, estabeleceu a meta de atingir 500…
NEGÓCIOS

Crescimento do fluxo turístico entre Brasil e Chile é destaque na aproximação comercial dos dois países

O crescimento do fluxo turístico entre o Brasil e o Chile no último ano foi um dos resultados positivos citados…
NEGÓCIOS

Brasil e Japão avançam com parceria em prol do turismo

O ministro do Turismo, Celso Sabino, se reuniu com o ministro da Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT), Hirosama…