
O Google revelou na quinta-feira novas ferramentas que, segundo a gigante das buscas, foram projetadas para ajudar os viajantes a planejar melhor suas viagens, incluindo a curadoria de itinerários e hospedagem.
A empresa anunciou que estava lançando novos recursos para seus Maps, Lens e Gemini, que permitirão aos usuários criar itinerários com a ajuda de inteligência artificial e também rastrear preços de hotéis. O Google também revelou as principais tendências de viagem deste verão.
As visões gerais de IA na janela de pesquisa do Google já ajudam os usuários a criar um itinerário diário com IA generativa , mas a empresa lançou na quinta-feira uma expansão para a ferramenta. Agora, os usuários podem criar itinerários para regiões ou países além de apenas grandes cidades, como Nova York.
“Você receberá um itinerário estruturado diário que inclui sugestões diárias de passeios turísticos e restaurantes, e isso lhe dará um monte de recursos para realmente sair e explorar”, disse o porta-voz Craig Ewer em um evento de pré-estreia das novas ferramentas.
Por exemplo, pesquisar “viagem de uma semana para a Toscana” gerará um itinerário de sete dias para a região. As sugestões geradas para essa pesquisa incluíram passar o primeiro dia de férias na Toscana em Florença, com sugestões para visitar as Galerias Uffizi, Ponte Vecchio e Galleria dell’Accademia. Também sugeriu hotéis.
Quando questionado sobre o fato de a IA não levar em conta o tempo de viagem ou as melhores rotas para ir de uma área a outra, Ewer disse que era algo em que o Google estava “trabalhando ativamente”.
A supervisão de IA na pesquisa do Google extrai informações de conteúdo publicado que é classificado de forma semelhante à pesquisa do Google, disse Ewer.
“Vimos que quando as pessoas clicam em sites por meio dessas visões gerais de IA, elas na verdade passam mais tempo nesses sites porque estão tentando obter mais contexto sobre o que vão encontrar, em vez de apenas clicar em um site… e voltar para a página de pesquisa”, disse ele.
Outras ferramentas que estão sendo lançadas esta semana incluem o rastreamento de preços de hotéis, como o Google Flights, e a capacidade de usar capturas de tela no Google Maps para identificar lugares mencionados e salvá-los em uma lista.
Com Gemini, que o Google descreve como “seu novo assistente pessoal de IA”, os usuários podem implementar Gems — Geminis personalizados que os usuários podem criar para serem especialistas em qualquer tópico — como um planejador de viagens. A porta-voz Jessica Levis Boord usou o exemplo de planejar uma viagem para a Disney World.
“Conforme você cria a Gem, você insere instruções”, ela disse. “E então você pode dizer algo como, ‘você é um especialista em planejamento de viagens especificamente para a Disney World, Flórida. Vou nesta primavera com meus ingressos’, e então ‘você sempre se lembra dessa informação’, para que eu possa voltar a ela nas próximas semanas enquanto estou planejando e dizer algo como, ‘vá para bons hotéis três estrelas perto dos parques’ ou ‘recomende um local adequado para crianças para um restaurante, mas que não seja uma armadilha para turistas.'”
Levis Boord também destacou os benefícios do Deep Research no Gemini , que foi lançado em dezembro e, segundo ela, “cria relatórios realmente abrangentes e incríveis para você”. A plataforma permite que o usuário crie um plano de pesquisa que o Gemini executará.
Por exemplo, este autor pediu à ferramenta Deep Research para investigar e planejar uma lua de mel italiana de duas semanas “que inclua hotéis boutique, bem como resorts, e apresente uma mistura de atividades relaxantes e passeios turísticos. Quero que a viagem inclua uma mistura de destinos populares, bem como joias menos conhecidas. Também gostaria de uma atividade ou excursão diária.”
A Deep Research apresentou um plano de pesquisa e, após a aprovação, passou vários minutos desenvolvendo um relatório usando dezenas de sites, incluindo Expedia, Black Tomato e Viator.
Um recurso revelado na semana passada é a capacidade do Deep Research de criar uma visão geral em áudio, como um podcast, com as informações coletadas.
Quando perguntado se os consultores de viagens planejam usar as novas ferramentas, Levis Boord disse: “Para os agentes de viagens, queremos que isso os ajude a serem ainda mais produtivos em suas funções. Então, acho que muitas pessoas recorrerão a isso.”
Os principais destinos de tendências no Google Flights para viagens partindo de 1º de junho a 31 de agosto de aeroportos dos EUA foram:
• Curaçao
• Osaka, Japão
• Santa Lúcia
• Tóquio •
Rio de Janeiro
• Sydney
• Tel Aviv
• Joanesburgo •
Cairo
• Aruba
Para viagens domésticas, a empresa informou que San Juan; Billings, Montana; e Nantucket, Massachusetts, foram as três principais.
“Aventuras ao ar livre” são tendência nos EUA, com “cabanas” sendo classificadas como a hospedagem mais popular para escapadas românticas e “fazenda rural” como o estilo de férias em família mais popular nos EUA.