Notícias

Brics debate transporte sustentável e conectividade aérea

A primeira reunião técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Transportes do BRICS teve como destaque as pautas de sustentabilidade trabalhadas pelo Governo Federal para os modais de logísticas do país. Durante o encontro, realizado por videoconferência, representantes do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) apresentaram, aos técnicos dos países que formam a cúpula, propostas voltadas ao fomento da infraestrutura sustentável e resiliente aos modais de transportes, com foco na mobilidade urbana.

Para o modal aéreo, o grupo debateu sobre os desafios da redução de gases poluentes e a implementação das políticas voltadas a energias limpas. O Brasil é um dos pioneiros na política de produção de combustível sustentável para aviação. Em junho do ano passado, o MPor lançou a primeira planta de produção de petróleo sintético para fabricação de combustível sustentável, conhecidos como SAF (do inglês Sustainable Aviation Fuels). Para incentivar a conectividade entre os países membros, os técnicos da cúpula trabalham no projeto de aumentar as conexões aéreas entre as nações do bloco.

A descarbonização dos Portos e do Transporte Marítimo, como adoção de combustíveis sustentáveis de baixo carbono, para alinhamento à metas estabelecidas pela Organização Marítima Internacional, com objetivo de reduzir as emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEEs), também foi tema discutido durante o encontro. O grupo brasileiro entende que o suprimento de energia seja realizado direto dos portos para os navios.

A criação de uma Aliança Logística Internacional do BRICS, como ação social e humanitária, foi um dos pontos apresentados pelos técnicos brasileiros. Durante as discussões, o grupo técnico ressaltou a necessidade de uma logística mais ágil para fins humanitários, utilizando como exemplo a tragédia ocorrida no estado do Rio Grande do Sul, no ano passado.

Essa foi a primeira reunião técnica do Grupo de Trabalho de Transportes do BRICS durante a presidência brasileira no bloco, iniciada em janeiro deste ano. Em 2025 estão previstas duas reuniões do Grupo, em abril e em maio deste ano. Ainda em maio haverá a reunião ministerial, em Brasília, quando deverão ser apresentados os resultados alcançados pelo Grupo.

Cúpula internacional

A 17ª reunião do Brics será realizada nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. Como país sede, o Brasil adotou o tema “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”. O encontro de líderes internacionais traz oportunidades no sentido de fortalecimento das relações exteriores, desenvolvimento de iniciativas de sustentabilidade, inclusão social e solução aos desafios da governança global.

A cúpula do BRICS é formada por membros plenos: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã, além dos membros associados – Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Tailândia, Uganda e Uzbequistão. Fundado em 2009, o grupo foi criado para fortalecer a cooperação econômica, política e social e garantir o crescimento sustentável dos países formados pelo bloco.

Artigos relacionados
Notícias

Queda nas viagens domésticas e internacionais preocupa indústria do turismo dos EUA

A U.S. Travel Association afirmou, recentemente, que a indústria do turismo está a enfrentar tendências preocupantes tanto nas viagens domésticas…
Notícias

Google revela novas ferramentas de planejamento de viagens

O Google revelou na quinta-feira novas ferramentas que, segundo a gigante das buscas, foram projetadas para ajudar os viajantes a…
Notícias

Países europeus alertam seus cidadãos sobre mudanças na política de viagens dos EUA

Vários países europeus emitiram diretrizes para cidadãos que viajam para os EUA, aconselhando-os sobre mudanças na política dos EUA em…