DESTINOS

Portugal: descubra o Algarve através de 18 experiências de Turismo Industrial

O Turismo do Algarve, enquanto membro do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial desde 2020, associa-se à 4.ª edição da agenda nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, que de 5 a 19 de abril de 2025 oferece 150 experiências de norte a sul do país e nos Açores.

Na região do Algarve estão programadas 18 atividades com a colaboração de 13 parceiros regionais, com atividades exclusivas em locais de indústria viva e património industrial.

Entre as experiências disponíveis no Algarve destacam-se visitas guiadas a fábricas de cortiça e de transformação de azeitonas, a espaços museológicos que contam e interpretam a história da indústria conserveira na região, tours por adegas e lagares com provas de vinhos e azeites premiados, percursos em salinas tradicionais com observação da biodiversidade local e aventuras subterrâneas na mina de sal-gema de Loulé. Incluem-se ainda workshops criativos, desafios fotográficos e momentos gastronómicos únicos que reforçam a autenticidade e diversidade do património económico e cultural algarvio.

Esta iniciativa visa reforçar a coesão territorial, promover a diversificação da oferta turística ao longo de todo o ano e destacar o Algarve como um destino que valoriza as suas tradições produtivas e industriais, contribuindo também para a sustentabilidade económica local.

“O Algarve possui uma riqueza extraordinária no seu património industrial, com forte potencial para se afirmar através de experiências turísticas diferenciadoras. Estamos empenhados em continuar a capacitar e promover os nossos parceiros, consolidando uma oferta turística diversificada e sustentável”, refere André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.

Com um total de 230 recursos a nível nacional na Rede Portuguesa do Turismo Industrial, distribuídos por áreas como agroalimentar, cortiça, vinho, cerâmica, entre outras, o Algarve destaca-se pela qualidade e singularidade das suas propostas.

A agenda completa está disponível em português, inglês e espanhol, constituindo um convite aberto à descoberta e valorização das tradições e inovação tecnológica da região.

Artigos relacionados
DestaquesDESTINOS

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Nos dias 09, 10, 11 e 12 de abril, o governo Ronaldo Lopes/Valdinho Monteiro promove a FliPenedo 2025. A quarta…
ALAGOASDESTINOS

Projeto “Entre Marés: Memórias e Retratos dos Jangadeiros em Alagoas” forma jovens para documentar patrimônio cultural do estado

Com o objetivo de valorizar a cultura local e engajar os jovens na preservação das tradições das comunidades alagoanas, o…
DESTINOS

Trade espera aumento de safaris no Parque Nacional Hwange do Zimbabué

Depois de anos sendo ofuscado por seus vizinhos, o Zimbábue está firmemente de volta ao mapa dos safáris. As chegadas…