Sem categoria

Abril Azul: Arapiraca promove inclusão e cuidados para crianças autistas com órgão especializado

Neste mês, Arapiraca se pinta de azul em prol de uma causa nobre que precisa ser debatida cada vez mais: a sensibilização sobre o autismo. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura organizou uma programação especial com ações voltadas à conscientização sobre o tema e aprimoramento do serviço especializado oferecido no município, levando em conta o tema deste ano: “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.

Fortalecendo a socialização das crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Espaço Trate, órgão de tratamento especializado que é referência para a 2ª Macrorregião de Saúde, realizou um piquenique com os pequenos, suas famílias e cuidadores. Outro momento lúdico que envolveu pais, mães e crianças foi a visita à sede da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que abriram as portas para mostrar um pouco do cotidiano das instituições de uma forma lúdica e descontraída.

Além disso, profissionais do Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (CEMFRA) também realizaram atividades junto ao grupo MOVEMENTE TEA, dentre elas a palestra “Um Caminho para Diversidade e Igualdade” no Campus Batalha do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O MOVEMENTE é um projeto direcionado a crianças e jovens autistas que conta com a participação de educadores físicos, psicólogos, nutricionista e assistente social. Uma ação de promoção à saúde e autocuidado dedicada para mães atípicas também será realizada no dia 29 de abril.

A campanha Abril Azul vai além da conscientização sobre o tema, ela representa também a luta pelo respeito e a promoção da inclusão social de pessoas autistas. É uma campanha com grande poder de transformação social que ultrapassa as barreiras da saúde e fala, também, sobre cidadania e humanidade.

Neste sentido, o município de Arapiraca vem se destacando com uma rede de atenção acolhedora e capacitada para atender crianças e adolescentes no espectro. O Trate, inaugurado em 2011 pelo prefeito Luciano Barbosa, foi o primeiro espaço público ligado ao SUS destinado ao atendimento de jovens autistas em todo o território brasileiro.

Hoje, com sede própria e um tratamento cada vez mais humanizado, o espaço conta com uma equipe multiprofissional com psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e enfermeira para oferecer uma assistência de excelência a todos os usuários. Assim, a Gestão Municipal segue tornando Arapiraca uma comunidade mais segura e saudável para toda a juventude neurodivergente.

Artigos relacionados
Sem categoria

Inaugurada sala multissensorial dedicada a pessoas com TEA no Aeroporto Internacional de Recife (PE)

Neste mês de abril, dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Ministério de Portos e Aeroportos…
BLOG DO MOZART LUNASem categoria

Delmiro comera 71 anos com muitas obras entregue a população. Carlinhos Maia abraça projeto para divulgar Penedo como destino Turístico. Prefeito anuncia investimento na Vila Primavera. Confira a programação de Carnaval em Piranhas.

Delmiro: aniversário de 71 anos A prefeito de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, entregou ontem, dia da emancipação política do município,…
BLOG DO MOZART LUNASem categoria

Prefeita Fátima Resende se reúne com PM para garantir um Carnaval tranquilo e prefeitura realiza campanha "não é não". Casa da Mulher Pilarense é referência em Alagoas. População de Maragogi denuncia péssima qualidade da água fornecida pela concessionária Verde Alagoas

Pilar mais segura A prefeita do Pilar, Fatima Resende, esteve reunida com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar,…