ALAGOAS

Técnicas têxteis de Alagoas são destaque no lançamento do livro Têxteis do Brasil: Rendas e Bordados da Artesol

As tradições alagoanas em rendas e bordados ganharam protagonismo nacional com o lançamento do livro Têxteis do Brasil: Rendas e Bordados, da organização Artesol. A publicação inédita, que reúne histórias, ilustrações e registros fotográficos de técnicas têxteis tradicionais de várias regiões do país, dedica um espaço especial à riqueza artesanal de Alagoas, com destaque para os bordados Boa Noite, Redendê, Filé e a Renda Singeleza.

Fruto de uma extensa pesquisa de campo, o livro envolveu 340 artesãs brasileiras, sendo 245 delas alagoanas, que compartilharam suas histórias, saberes e práticas. Mais que técnicas, as obras revelam modos de vida, heranças familiares e a força de comunidades inteiras sustentadas pela arte manual.

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, a publicação fortalece a memória e da identidade cultural do povo alagoano.

“Essa obra valoriza o que temos de mais autêntico, a cultura feita pelas mãos do nosso povo. É um reconhecimento merecido às mulheres que mantêm vivas as tradições com talento e dedicação. Ver Alagoas representada nesse livro, com tanta riqueza e sensibilidade, é motivo de orgulho para todos nós”, afirma Mellina Freitas.

As técnicas registradas no livro fazem parte do patrimônio imaterial do estado e refletem o talento de comunidades como a Ilha do Ferro (Boa Noite), Entremontes (Redendê), Marechal Deodoro (Filé) e Paripueira (Singeleza). O livro oferece ainda um panorama sobre o papel das mulheres na preservação desses saberes, que atravessam gerações e resistem ao tempo com beleza e delicadeza.

“São as mulheres as grandes protagonistas aqui. São elas que desempenham o trabalho artesanal, doméstico, de cuidado dos seus filhos, da casa e, em muitas situações, o cultivo do roçado e a criação de animais, tudo ao mesmo tempo. O ofício dessas mães e avós, além de renda, gera pertencimento e potencial criativo, muito influenciado pelos recursos e natureza locais”, comenta a pesquisadora e organizadora do projeto, Helena Kussik. 

O livro é um dos mais abrangentes levantamentos sobre o tema já realizados no Brasil. Mais do que um registro técnico, o trabalho se torna uma ferramenta para a preservação e difusão desses patrimônios culturais nacionais, garantindo que esses saberes continuem vivos para as próximas gerações. 

“Rendas e bordados nos ensinam sobre o tempo, entre agulhas e linhas, encontramos um outro ritmo, onde a presença se torna essencial para expressar narrativas, sentimentos e desafios, transformando-se em metáforas da vida. Essas técnicas nos ensinam sobre a conexão entre as mãos, o coração e a memória. Reconhecendo esse valor, a Artesol acreditou nesse projeto como forma de salvaguarda das técnicas têxteis tradicionais do Brasil, preservando saberes e valorizando tais práticas para garantir que cada fio continue tecendo a cultura e a vida de muitas gerações”, afirma a diretora executiva da Artesol, Josiane Masson. 

“Têxteis do Brasil: Rendas e Bordados” já está disponível para compra online no site da Livraria Martins Fontes e na plataforma do projeto Artiz. Em breve, chega às livrarias de todo o país. 

Artigos relacionados
ALAGOAS

Alagoas registra aumento de 90% nas chegadas internacionais em março

A conexão com mercados emissores internacionais tem aumentado cada vez mais o fluxo de turistas no Aeroporto Internacional Zumbi dos…
ALAGOAS

Destino Alagoas recebe aproximadamente 200 mil visitantes na temporada de cruzeiros 24/25, a maior da história

A maior temporada de cruzeiros da história do estado. É assim que se define a temporada 24/25 no Destino Alagoas,…
ALAGOAS

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão

Entre os dias 23 e 25 de abril, municípios do Sertão de Alagoas recebem a programação da Semana do Bioma…