
Representantes do Ministério do Turismo (MTur) do Brasil participaram no último fim de semana, em Miami, nos Estados Unidos, da abertura do maior porto de cruzeiros do mundo. Construído pela empresa MSC, o terminal tem 45 mil m², comporta até 36 mil passageiros diariamente e é o 1º do planeta capaz de receber 3 navios de passageiros ao mesmo tempo, além de ser pioneiro no uso de um processo biométrico completo de identificação digital para embarques.
Presente no evento, o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do MTur, Carlos Henrique Sobral, destacou esforços do Governo Federal no sentido de atrair mais embarcações do ramo ao país. Na última temporada, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) registrou a movimentação recorde de R$ 5,2 bilhões na economia nacional, com a circulação de 9 navios por mais de 200 roteiros.
“Esse terminal americano marca um importante avanço na indústria do turismo marítimo, e a nossa presença reforça o compromisso do Brasil de estreitar parcerias estratégicas no setor. Isso simboliza um esforço contínuo, liderado pelo ministro Celso Sabino, para fortalecer a posição do Brasil no mercado global de turismo náutico, buscando atrair mais investimentos e ampliar a conectividade entre os destinos brasileiros e as grandes rotas internacionais”, enfatizou Sobral, que representou o ministro do Turismo, Celso Sabino, no evento.
O novo terminal nos Estados Unidos, cuja abertura também teve a presença de João Paulo Lopes, assessor de Relações Internacionais do Ministério do Turismo do Brasil, dispõe de um total de 42 máquinas de triagem de bagagens, 18 equipamentos biométricos para a verificação e a identificação de passaportes, 22 portões digitais de embarque e uma área adjacente com mais de 2.400 vagas de estacionamento, entre outros espaços.
No mês de abril de 2024, também em Miami (EUA), o ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, manteve encontros com dirigentes de empresas internacionais de cruzeiros. As reuniões, realizadas durante o Seatrade Cruise Global, um dos maiores eventos mundiais do ramo, buscaram apresentar vantagens da atuação no país e aumentar a circulação de navios nos quase 8 mil quilômetros de litoral brasileiro ao longo de todo o ano.
No ano passado, pela 3ª vez seguida, o Brasil foi eleito o melhor destino para cruzeiros da América do Sul no prêmio World Travel Awards (WTA). A honraria, equivalente ao “Oscar do Turismo”, contempla destinos considerados referência no segmento, eleitos por uma votação online. O país disputa novamente o título em 2025, e a seleção segue aberta ao público até 03 de agosto. Os vencedores serão anunciados em setembro, no México.