
Além de ser um espaço de lazer, a Praça Guimarães Passos, que foi entregue pela Prefeitura de Maceió totalmente revitalizada, representa um resgate da memória e da história da capital. Localizada na Rua Vinte e Seis de Abril, no bairro do Poço, a praça é um ponto de encontro da população há mais de 40 anos; sua antiga estrutura foi demolida no ano passado, para dar lugar a uma obra moderna e acolhedora.
Moradora do bairro há 95 anos, Maria de Lurdes Correia Silva, de 97 anos, relembra que décadas atrás não havia infraestrutura alguma, mas mesmo assim os vizinhos se reuniam na pracinha para conversar. “Antigamente as ruas eram cheias de areia, não tinha banco, não tinha nada. As pessoas ficavam conversando em pé. Hoje, vejo as crianças alegres, brincando no balanço. Tanta coisa bonita, está lindo! O pessoal do Poço merecia uma praça bonita e eu moro bem pertinho”, afirmou Maria de Lurdes. “Acho que sou a moradora mais antiga daqui e estou muito vaidosa por isso”, completou.

Já Elizabeth Silva, que reside em frente à praça, diz que todos os dias leva seu filho de seis anos de idade para brincar lá. “A praça ficou maravilhosa. Gostaria de expressar minha alegria por ter uma praça com brinquedos para o meu filho. Mudei para cá ano passado. A praça estava em construção, estava tudo fechado. Meu filho perguntava todos os dias: mãe, quando vai ter brinquedo para gente ir passear? Hoje, quando ele chega da escola, vem para cá, gastar as energias. No final de semana a gente marca presença aqui também”, destacou a jovem mãe.
Além de proporcionar momentos de descontração no cotidiano dos moradores do Poço, a praça é carregada de cultura e rende homenagem ao poeta e jornalista Sebastião Cícero Guimarães Passos. Um busto do escritor integra o projeto do espaço, lembrando aos visitantes a importância do ilustre alagoano que integrou a Academia Brasileira de Letras.

Guimaraes Passos nasceu em Maceió em 22 de março de 1867. É autor dos livros Versos de um simples, Hipnotismo, Horas mortas e Tratado de versificação (este último em coautoria com Olavo Bilac). Ele faleceu em Paris, em 9 de setembro de 1909.
A praça possui uma área de 670,65 m² e dispõe de parque infantil, bancos para descanso, paisagismo e iluminação adequada, o que deixa o local ainda mais agradável e convidativo. A obra da Prefeitura de Maceió é mais uma das intervenções urbanísticas realizadas por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que nos últimos quatro anos já entregou à população mais de 60 praças reformadas e revitalizadas.