
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu uma equipe de representantes da Transportation Security Administration (TSA), órgão responsável pela segurança contra atos de interferência ilícita (AVSEC) no sistema de transportes dos Estados Unidos. A reunião, realizada na sede da Anac em Brasília (DF), teve como objetivo discutir medidas relacionadas à segurança nos aeroportos brasileiros e nos voos entre os países.
A equipe do Centro Operacional da TSA em Miami, encarregada da avaliação de segurança da aviação civil nos países sul-americanos com voos diretos para os EUA, representou a entidade norte-americana no encontro e assistiu a uma apresentação da Anac sobre as iniciativas recentes desenvolvidas no Brasil relacionadas a AVSEC, incluindo revisões de normas. Também foram debatidos os resultados das visitas realizadas pela TSA em aeroportos brasileiros em 2024.
Além disso, os participantes trataram de aspectos de segurança ligados ao One Stop Security (OSS), iniciativa desenvolvida pela Anac para voos provenientes da Espanha. O OSS facilita o transporte aéreo internacional ao permitir que países firmem acordos para o reconhecimento e validação mútua dos procedimentos de segurança adotados no país de origem, seguindo as diretrizes do Anexo 17 (Security) da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci). Outro tema abordado foi a proteção da aviação civil contra ataques cibernéticos, uma preocupação crescente no cenário global nos últimos anos.