Destaques

Turismo registra alta de 7,3% em fevereiro frente ao mesmo período de 2024

O turismo brasileiro segue crescendo em ritmo acelerado. O setor registrou alta de 7,3% em fevereiro de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este foi o nono resultado positivo consecutivo do mês, impulsionado principalmente pelo aumento na receita de empresas dos segmentos de transporte aéreo de passageiros, agências de viagens e locação de automóveis.

O desempenho expressivo reflete a consolidação da retomada do setor, que também apresentou crescimento na passagem de janeiro para fevereiro (2,9%), após uma retração de 6,1% no primeiro mês do ano. Com isso, o turismo nacional opera 9,7% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020).

Dez dos 17 locais pesquisados acompanharam este movimento de expansão verificado na atividade turística nacional. A contribuição positiva mais relevante ficou com o Rio de Janeiro (3,1%), seguido por Paraná (6,5%), Minas Gerais (1,7%) e Espírito Santo (5,8%). Em sentido oposto, São Paulo (-0,9%), Bahia (-3,2%) e Goiás (-5,2%) apontaram as principais perdas do turismo.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os resultados refletem o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento do setor. “Estamos ampliando os investimentos em infraestrutura turística, melhorando a conectividade aérea e promovendo uma experiência cada vez mais qualificada para os viajantes. Os números mostram que estamos no caminho certo e a tendência é de continuidade de crescimento”, destacou.

BIMESTRE – No acumulado do primeiro bimestre de 2025, o turismo cresceu 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado. A alta foi puxada, sobretudo, pelas empresas de transporte aéreo de passageiros, restaurantes e serviços de reservas relacionados à hospedagem.

Treze das 17 unidades da federação analisadas registraram resultados positivos, com destaque para os ganhos de São Paulo (6,1%) e Rio de Janeiro (9,0%), seguidos por Santa Catarina (11,4%), Bahia (6,4%) e Paraná (5,9%). As principais quedas no bimestre foram observadas no Rio Grande do Sul (-5,1%), Mato Grosso (-8,4%) e Alagoas (-4,3%).

PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo IBGE, oferece um panorama detalhado da atividade turística no Brasil e do setor de serviços como um todo. As informações levantadas são fundamentais para a formulação de políticas públicas que contribuam para o impulsionamento do turismo no país.

Foto: Freepik

Artigos relacionados
Destaques

Conexão: Portugal - Inglaterra - Espanha × Cidade Portal dos Cânions "O Por do sol mais dourado do mundo

Os operadores da empresa Bmytravel, Alexandre Gonzalez e Sônia Acuna (Mundo Delas), visitaram, essa semana, o município alagoano de Olho…
Destaques

Disneyland Paris está repleta de novidades

A Disneyland Paris, que abriu as suas portas em abril de 1992 e contabiliza mais de 375 milhões de visitas…
DestaquesDESTINOS

Prefeitura apresenta Penedo como Destino Turístico Inteligente na maior feira de turismo da América Latina

Mais uma vez, Penedo foi destaque ao ser apresentado como Destino Turístico Inteligente (DTI) durante a WTM Latin America 2025,…