Notícias

Turismo impulsiona mercado de trabalho com abertura de mais de 62 mil vagas no primeiro trimestre

O setor de turismo brasileiro reafirma seu papel estratégico na geração de emprego e renda no país. No primeiro trimestre de 2025, foram abertas 62.481 vagas com carteira assinada em atividades ligadas ao turismo. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego e consolidados pelo Ministério do Turismo.

As atividades de alojamento e alimentação lideraram o desempenho, com a criação de 27.333 novas oportunidades de trabalho com carteira assinada. Em seguida, o transporte rodoviário de passageiros gerou 14.590 postos, enquanto o setor de arte e cultura empregou 9.493 pessoas no período.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números reforçam o papel estratégico do setor na economia nacional. “O turismo é uma força propulsora de oportunidades e desenvolvimento social em todas as regiões do Brasil. Estamos falando de um setor que gera empregos, valoriza a cultura local e movimenta a economia de forma inclusiva e sustentável”, afirmou.

O mercado de serviços, onde estão inseridas as atividades turísticas, apresentou saldo positivo expressivo, empregando formalmente 362.866 pessoas, sendo 240.444 mulheres e 122.422 homens. Jovens entre 18 e 24 anos, com ensino médio ou ensino superior completo, representaram a maior parte dos trabalhadores admitidos.

Regionalmente, a Região Sudeste concentrou o maior número de contratações, com 168.810 novas vagas, seguida pela Região Sul (78.254), Centro-Oeste (50.050), Nordeste (48.702) e Norte (17.046).

Os resultados do trimestre refletem a recuperação e o fortalecimento contínuos das atividades turísticas no país, alinhando-se às ações do Governo Federal para ampliar o acesso ao emprego formal e incentivar a qualificação de profissionais do setor.

Foto: FreePik

Artigos relacionados
Notícias

Governo britânico estuda novo aumento de 25% na taxa da ETA

O sistema eletrônico de autorização de entrada pré-viagem, introduzido pela primeira vez em 2023, é atualmente obrigatório para viajantes de…
Notícias

Saúde, educação e desemprego são os principais problemas nos países de língua portuguesa, aponta o primeiro Barómetro da Lusofonia

Felipe Eduardo Varela – https://www.publico.pt/ Saúde (53%), educação (43%) e desemprego (34%) concentram os principais problemas dos países de língua…
HOTELARIANotícias

Grupo Vila Galé inicia obras em Coruripe e anuncia faturamento de R$ 807 milhões em 2025.

EXCLUSIVO Mozart Luna O diretor presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou o início das obras de…