Festejos juninos em Arapiraca
Com o intuito de fortalecer e democratizar o acesso à cultura local, a Prefeitura de Arapiraca lançou dois editais que integram a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O Edital nº 02/2025 – Ocupação de Espaços Públicos tem o objetivo de valorizar os espaços públicos da cidade por meio de ações culturais abertas e acessíveis à população.
Contempla 40 projetos
Já o Edital nº 03/2025 – São João contemplará 40 projetos culturais, fortalecendo as tradições do ciclo junino no município. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 24 de abril a 12 de maio de 2025, pelo site da Prefeitura. O edital voltado para as ações culturais em espaços públicos selecionará 17 projetos culturais, sendo distribuídos da seguinte forma: 2 vagas para apresentações musicais; 5 vagas para aulas de dança e 10 vagas para apresentações artísticas. O investimento total será de R$ 160 mil.
Inclusão social
Entre as vagas, o edital garante reserva de vagas para pessoas negras, indígenas e com deficiência, promovendo ações afirmativas e diversidade cultural. Podem participar pessoas jurídicas com sede em Arapiraca e, no mínimo, dois anos de atuação cultural comprovada.
Sábado na Serra em Água Branca
A prefeita Nayara Emmanuela sancionou a Lei que cria o projeto “Sábado na Serra”, uma iniciativa da Prefeitura de Água Branca e aprovada pela Câmara Municipal. O projeto tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento turístico e econômico da cidade, promovendo a valorização do Centro Histórico e o fortalecimento da identidade cultural água-branquense.
Centro Histórico fechado
A partir de agora, em um sábado de cada mês, o Centro Histórico será fechado para o trânsito após a Santa Missa na igreja matriz, dando espaço a uma programação repleta de atrações: apresentações culturais e musicais de artistas locais, feiras de artesanato e gastronomia, exposições de arte e fotografia, além de atividades de lazer para todas as idades.
Marcha dos prefeitos
Faltando apenas 20 dias para a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o evento já registra 8 mil inscrições. Com vagas limitadas, os interessados em participar – inclusive prefeitas e prefeitos de Municípios filiados, que são isentos de taxa – devem se inscrever o quanto antes para garantir sua participação. A edição 2025 ocorrerá de 19 a 22 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
Autonomia Municipal
Com o tema “Autonomia municipal: a força que transforma o Brasil”, o evento reúne as principais autoridades do país para debater com o municipalismo as pautas prioritárias. Neste ano, a urgência de aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2024, a chamada PEC da Sustentabilidade Fiscal, que tem o potencial de aliviar os cofres municipais em R$ 1 trilhão, e os desdobramentos da Reforma Tributária são alguns dos temas da programação principal.
Aposentados do BB
A Comissão de Assuntos Econômicos, presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB), aprovou requerimento para que o ministro da Fazenda Fernando Haddad dê informações sobre a gestão atual da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ). Outro requerimento é o que altera a Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995, para considerar despesa médica, para fins de dedução da base de cálculo do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas, o pagamento relativo à instrução de pessoas com transtorno do espectro autista.
Farmácia
Em Maragogi as prateleiras das farmácias do município estão abastecidas com medicamentos para serem distribuídos gratuitamente ao povo. Na Prefeitura, segundo o prefeito Dani Vasconcelos, saúde é prioridade, e isso começa com acesso garantido aos medicamentos essenciais da Saúde Básica.



