BLOG DO MOZART LUNA

Arapiraca se prepara para os festejos juninos com inclusão social. Senado quer gastos com autismo para dedução no Imposto de Renda. Água Branca terá “Sábado na Serra”. Maragogi abastece farmácia básica.

Festival de Coco de Rodas, que tem animado os festejos juninos de Maceió, com apoio do Governo do Estado e celebração dos 200 anos de Alagoas

Festejos juninos em Arapiraca

Com o intuito de fortalecer e democratizar o acesso à cultura local, a Prefeitura de Arapiraca lançou dois editais que integram a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O Edital nº 02/2025 – Ocupação de Espaços Públicos tem o objetivo de valorizar os espaços públicos da cidade por meio de ações culturais abertas e acessíveis à população.

Contempla 40 projetos

Já o Edital nº 03/2025 – São João contemplará 40 projetos culturais, fortalecendo as tradições do ciclo junino no município. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 24 de abril a 12 de maio de 2025, pelo site da Prefeitura. O edital voltado para as ações culturais em espaços públicos selecionará 17 projetos culturais, sendo distribuídos da seguinte forma: 2 vagas para apresentações musicais; 5 vagas para aulas de dança e 10 vagas para apresentações artísticas. O investimento total será de R$ 160 mil.

Inclusão social

Entre as vagas, o edital garante reserva de vagas para pessoas negras, indígenas e com deficiência, promovendo ações afirmativas e diversidade cultural. Podem participar pessoas jurídicas com sede em Arapiraca e, no mínimo, dois anos de atuação cultural comprovada.

Sábado na Serra em Água Branca

A prefeita Nayara Emmanuela sancionou a Lei que cria o projeto “Sábado na Serra”, uma iniciativa da Prefeitura de Água Branca e aprovada pela Câmara Municipal. O projeto tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento turístico e econômico da cidade, promovendo a valorização do Centro Histórico e o fortalecimento da identidade cultural água-branquense.

Centro Histórico fechado

A partir de agora, em um sábado de cada mês, o Centro Histórico será fechado para o trânsito após a Santa Missa na igreja matriz, dando espaço a uma programação repleta de atrações: apresentações culturais e musicais de artistas locais, feiras de artesanato e gastronomia, exposições de arte e fotografia, além de atividades de lazer para todas as idades.

Marcha dos prefeitos

Faltando apenas 20 dias para a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o evento já registra 8 mil inscrições. Com vagas limitadas, os interessados em participar – inclusive prefeitas e prefeitos de Municípios filiados, que são isentos de taxa – devem se inscrever o quanto antes para garantir sua participação. A edição 2025 ocorrerá de 19 a 22 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

Autonomia Municipal

Com o tema “Autonomia municipal: a força que transforma o Brasil”, o evento reúne as principais autoridades do país para debater com o municipalismo as pautas prioritárias. Neste ano, a urgência de aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2024, a chamada PEC da Sustentabilidade Fiscal, que tem o potencial de aliviar os cofres municipais em R$ 1 trilhão, e os desdobramentos da Reforma Tributária são alguns dos temas da programação principal.

Aposentados do BB

A Comissão de Assuntos Econômicos, presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB), aprovou requerimento para que o ministro da Fazenda Fernando Haddad dê informações sobre a gestão atual da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ). Outro requerimento é o que altera a Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995, para considerar despesa médica, para fins de dedução da base de cálculo do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas, o pagamento relativo à instrução de pessoas com transtorno do espectro autista.

Farmácia

Em Maragogi as prateleiras das farmácias do município estão abastecidas com medicamentos para serem distribuídos gratuitamente ao povo. Na Prefeitura, segundo o prefeito Dani Vasconcelos, saúde é prioridade, e isso começa com acesso garantido aos medicamentos essenciais da Saúde Básica.