Nos dias 20 e 21 de maio, a cachaça de alambique do Piauí terá protagonismo internacional com presença na primeira edição do Cachaça Fest, evento inédito que a um corredor exclusivo no Lisbon Bar Show, realizado na MEO Arena, em Lisboa. A feira é uma das maiores da Europa nos segmentos de bebidas, mixologia e hospitalidade.
A marca Lira integra a delegação brasileira com uma seleção de rótulos que evidenciam a diversidade, o terroir e a sofisticação da produção piauiense. Ao lado de outros nomes consagrados do Brasil, ela participa de ativações, degustações e competições de coquetelaria voltadas ao mercado europeu.
Promovido por Raquel Lopes, embaixadora da cachaça no mundo, o Cachaça Fest inclui ativações de marcas premium, ações de formação e o lançamento internacional do Cachaça Classics Cocktails, conceituado concurso de coquetelaria que valoriza a versatilidade da bebida e que, pela primeira vez, atravessa fronteiras com duas etapas inéditas na Europa.
“Estamos vivendo um momento histórico para a cachaça fora do Brasil. Pela primeira vez, a bebida ganha um espaço próprio num evento internacional desta dimensão. O Cachaça Fest nasce para criar pontes entre produtores e distribuidores, bartenders e consumidores, tradição e inovação. O nosso objectivo é mostrar que a cachaça é muito mais do que uma bebida típica. É uma expressão da nossa identidade cultural e tem lugar garantido na coquetelaria mundial”, afirma Raquel Lopes, fundadora da importadora Casa Cachaça.
A segunda etapa de eventos do Cachaça Fest decorre a 22 de maio, em Lisboa, com a edição especial Drinks and Cigars, no exclusivo Thrings Cigar Bar, onde os participantes criarão cocktails harmonizados com charutos da Jamm Cigars, avaliados por um júri sensorial. O terceiro evento terá lugar a 27 de maio, no Porto, com a inovadora edição Cachaça e Vinho do Porto, realizada na prestigiada Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.
No Lisbon Bar Show, o Cachaça Fest apresenta ao público europeu uma selecção criteriosa de produtores de alambique, reforçando a presença da bebida nos circuitos da alta coquetelaria. Estão já confirmadas também as marcas: Aluarez (RS), Pavani (MG), Da Posse (GO), Adeptos (MG), Matriarca (BA), Tiê (MG), Salinas (MG), Ararauna (DF), Capueira (GO), Quero Chuva (SP), São Paulo (PB).
A iniciativa aposta ainda na vertente educativa. Raquel Lopes lidera a frente pedagógica do projeto, promovendo conteúdos sobre a história, os estilos e o potencial gastronômico da cachaça. Através da Casa Cachaça, representa marcas brasileiras e estabelece ligações entre produtores e bares, mercearias e restaurantes em mercados estratégicos.
O Lisbon Bar Show decorre na MEO Arena, em Lisboa, e reúne os principais nomes da indústria das bebidas, mixologia e hospitalidade.



