Notícias

MTur e UNESCO lançam edital com foco na promoção das Cidades Criativas e Destinos Turísticos Inteligentes

O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), abriu um edital para a contratação de consultoria especializada na produção de conteúdo estratégico para o desenvolvimento e a promoção de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) e Cidades Criativas brasileiras. A iniciativa, lançada nesta terça-feira (13.05), faz parte de um Projeto de Cooperação Técnica Internacional e visa fortalecer a divulgação de destinos que integram inovação, sustentabilidade, cultura e desenvolvimento local. Empresas e instituições com expertise na área têm até o dia 22 de maio para apresentar suas propostas, exclusivamente através da Plataforma de Licitações da UNESCO.

A contratação visa aprimorar a divulgação e a gestão do turismo, de forma sustentável, inovadora e criativa em território nacional. O projeto prevê a elaboração de três edições de uma publicação periódica que abordará inteligência de mercado, tendências, inovação e sustentabilidade no setor turístico. O conteúdo produzido será um importante instrumento de apoio à gestão pública e privada, oferecendo dados e análises atualizadas sobre as oportunidades nos campos criativo e inteligente do turismo.

Edital

A seleção reflete a estratégia do Ministério do Turismo de promover uma transformação no setor, alicerçada no desenvolvimento de destinos inteligentes e a integração das indústrias criativas às políticas de promoção turística. A meta é valorizar a riqueza cultural local, fortalecer a identidade dos territórios, ampliar a inclusão social e, consequentemente, aumentar a atratividade e a competitividade dos destinos brasileiros nos cenários nacional e internacional.

A crescente participação do MTur em eventos globais dedicados à inovação, tecnologia, marketing e criatividade no turismo evidenciou a necessidade de dispor de materiais mais elaborados. A consultoria a ser contratada terá o papel importante de suprir essa demanda, fornecendo insumos de alta qualidade para apresentações, negociações institucionais e relatórios técnicos. O objetivo final é consolidar o Brasil como uma referência mundial em turismo sustentável, inovador e rico em diversidade cultural.

Artigos relacionados
Notícias

Governo britânico estuda novo aumento de 25% na taxa da ETA

O sistema eletrônico de autorização de entrada pré-viagem, introduzido pela primeira vez em 2023, é atualmente obrigatório para viajantes de…
Notícias

Saúde, educação e desemprego são os principais problemas nos países de língua portuguesa, aponta o primeiro Barómetro da Lusofonia

Felipe Eduardo Varela – https://www.publico.pt/ Saúde (53%), educação (43%) e desemprego (34%) concentram os principais problemas dos países de língua…
HOTELARIANotícias

Grupo Vila Galé inicia obras em Coruripe e anuncia faturamento de R$ 807 milhões em 2025.

EXCLUSIVO Mozart Luna O diretor presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou o início das obras de…