Notícias

AirHelp alerta: União Europeia tenta reduzir direitos dos passageiros aéreos

A União Europeia está a tentar reduzir os direitos dos passageiros de forma “drástica”, que 85% dos pedidos de indenização por atraso deixarão de ser elegíveis. Isto significará, de acordo com a AirHelp, mais atrasos, menos indenizações e menos responsabilidade por parte das companhias aéreas. Neste sentido, informa que a APRA (Associação de Defensores dos Direitos dos Passageiros) está a encabeçar uma petição contra a alteração do regulamento, que já conta com mais de 30 mil assinaturas.

A AirHelp diz que esta alteração representaria o maior retrocesso na história da proteção dos consumidores na União Europeia, apontando que, para além do conteúdo da reforma, o processo escolhido para a sua adoção é motivo de grande preocupação. O Conselho da União Europeia planeia contornar o Parlamento Europeu, utilizando uma posição parlamentar desatualizada de 2014, evitando assim o debate público e a possibilidade de introduzir alterações que protejam os interesses atuais dos passageiros europeus.

Artigos relacionados
Notícias

Governo britânico estuda novo aumento de 25% na taxa da ETA

O sistema eletrônico de autorização de entrada pré-viagem, introduzido pela primeira vez em 2023, é atualmente obrigatório para viajantes de…
Notícias

Saúde, educação e desemprego são os principais problemas nos países de língua portuguesa, aponta o primeiro Barómetro da Lusofonia

Felipe Eduardo Varela – https://www.publico.pt/ Saúde (53%), educação (43%) e desemprego (34%) concentram os principais problemas dos países de língua…
HOTELARIANotícias

Grupo Vila Galé inicia obras em Coruripe e anuncia faturamento de R$ 807 milhões em 2025.

EXCLUSIVO Mozart Luna O diretor presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou o início das obras de…