CIA AÉREASNotícias

LATAM abre mais de 160 vagas para pilotos no Brasil; inscrições vão até 20 de junho

A LATAM Airlines Brasil acaba de abrir um novo processo seletivo para contratar mais de 160 pilotos no país. São cerca de 150 vagas para copilotos e 10 para comandantes, com base operacional em São Paulo (aeroportos de Congonhas e Guarulhos). As inscrições estarão disponíveis entre 10 e 20 de junho na página Trabalhe Conosco da companhia: www.latamairlines.com/br/pt/trabalhe-conosco.

Essa é a segunda abertura de vagas para pilotos pela LATAM no Brasil em 2025. Em janeiro, a companhia já havia anunciado quase 900 oportunidades para comissários de bordo e copilotos.

“Hoje, a LATAM oferece as melhores oportunidades de carreira para pilotos na aviação civil do país, graças à solidez e abrangência do grupo, que permite desenvolvimento tanto no mercado doméstico quanto internacional. Somos também a companhia aérea em atividade mais longeva da aviação nacional, o que traduz nossa consistência e nossa responsabilidade com o futuro da aviação brasileira”, afirma Harley Meneses, diretor de Operações da LATAM Brasil.

Entre os requisitos para copilotos estão: curso superior completo, licença de Piloto Comercial de Avião, habilitações IFRA e MLTE ou Tipo, CCT de PLA, e pelo menos 150 horas totais de voo em avião. Para comandantes, é exigida experiência mínima de 5.000 horas de voo em linhas aéreas regulares, incluindo pelo menos 3.000 horas em aeronaves a jato e 500 horas em comando de aeronaves similares ou maiores que o Airbus A320.

O processo de treinamento dos novos pilotos da LATAM dura, em média, de 3 a 4 meses e é dividido em três etapas principais:

Treinamento de Solo: na primeira fase, os pilotos estudam os sistemas das aeronaves, aspectos técnicos, procedimentos organizacionais, além da legislação e regulamentação aeronáutica vigente. Grande parte desse conteúdo é ministrada online, enquanto as atividades práticas ocorrem presencialmente na Academia Corporativa LATAM.

Simulador de Voo: após a conclusão do treinamento de solo, os pilotos avançam para a fase prática em simuladores de voo, sempre em duplas com um instrutor qualificado, em centros de treinamento certificados. Essa etapa prepara os pilotos para enfrentar situações normais e emergenciais. O treinamento é concluído com uma avaliação rigorosa conduzida por um examinador credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que confirma a aptidão para avançar à última fase.

Instrução em Rota: etapa final do treinamento, quando os pilotos, acompanhados por comandantes instrutores experientes, se adaptam à rotina operacional da LATAM, familiarizando-se com os aeroportos e procedimentos locais. Embora já qualificados desde a fase do simulador, precisam passar por uma avaliação final em voo para serem habilitados a atuar como copilotos ou comandantes sem supervisão.

Após essa etapa inicial, todos os pilotos LATAM participam anualmente de treinamentos e exames de revalidação para garantir a constante atualização e segurança nas operações.

Hoje, a LATAM opera a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para 55 aeroportos no país. No exterior, é a companhia que mais conecta o Brasil ao mundo, com voos próprios para 90 destinos internacionais.

Com 20,5 mil funcionários no País, a LATAM lançou em 2025 a Escola LATAM, iniciativa inédita de formação profissional para carreiras no setor aéreo.

Líder em participação nos mercados doméstico e internacional desde 2021, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a LATAM também é, pelo segundo ano consecutivo, a companhia preferida dos viajantes corporativos no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

Artigos relacionados
Notícias

Moradores de Veneza protestam contra ação de batedores de carteira

A ação dos batedores de carteira (pickpockets) na turística cidade de Veneza, na Itália, foi motivo de um protesto realizado…
Notícias

Empresa retoma obra embargada na Praia do Marcineiro e danifica acesso e ponte

Uma obra que estava embargada pelo Prefeitura do Passo do Camaragibe, por determinação do Ministério Público, na Praia do Marcineiro,…
CIA AÉREAS

Nova companhia aérea saudita quer voar para todas as capitais europeias até 2030

A Riyadh Air, nova companhia aérea da Arábia Saudita, que vai começar a operar este ano, traçou objetivos ambiciosos para…