DESTINOS

Portugal: Algarve bate recorde de unidades reconhecidas com selo de turismo sustentável

O Turismo do Algarve celebra pela distinção de 65 unidades turísticas da região com o reconhecimento internacional Green Key 2025, o número mais elevado face aos 20 premiações atribuídas em 2019, em período pré-pandemia. Em 2025, os estabelecimentos algarvios distinguidos distribuem-se por diversas tipologias, incluindo hotéis e hotéis-apartamento, pousadas, parques de campismo, unidades de Alojamento Local (AL) e um centro de conferências.

Para o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, os 65 galardões Green Key agora atribuídos “são prova concreta do trabalho persistente das nossas unidades em investir em boas práticas ambientais, num setor cada vez mais exigente e atento à sustentabilidade”, sublinhando que a região “está empenhada em ser um destino que respeita o ambiente, valoriza os seus recursos naturais e oferece experiências responsáveis aos seus visitantes.”

A atribuição destes galardões, promovida pela Foundation for Environmental Education (FEE) e coordenada em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), reconhece estabelecimentos turísticos que cumprem rigorosos critérios de gestão ambiental, responsabilidade social e educação para a sustentabilidade.

Por outro lado, o Algarve reforçou este ano a sua posição como destino balnear de excelência, somando 238 distinções que atestam a qualidade ambiental, a acessibilidade e a segurança das suas zonas balneares.

Entre os principais destaques deste ano, contam-se as 91 Bandeiras Azuis atribuídas à região – distribuídas por 85 praias, 4 marinas e 2 embarcações ecoturísticas – posicionando o Algarve como a região portuguesa com o maior número de praias distinguidas por este símbolo internacional de qualidade ambiental. Albufeira lidera nacionalmente, com 26 Bandeiras Azuis, atribuídas a 25 praias e à marina local.

Adicionalmente, 84 praias algarvias foram reconhecidas com o galardão Qualidade de Ouro, atribuído pela Associação Quercus, que distingue a consistência da excelência da qualidade da água balnear. A preocupação com a acessibilidade também se destaca: este verão, 48 praias estão oficialmente sinalizadas como Praias Acessíveis pelo programa “Praia Acessível – Praia para Todos!”, proporcionando condições adequadas a visitantes com mobilidade reduzida.

O compromisso com a sustentabilidade ambiental é ainda sublinhado com a atribuição do galardão ZERO Poluição a 14 praias da região – uma distinção exclusiva reservada a zonas balneares que, ao longo das últimas três épocas balneares, não registaram qualquer contaminação microbiológica.

A visibilidade internacional da região também continua a crescer. O Algarve foi distinguido, pela terceira vez, como “Melhor Destino de Praia do Mundo” nos World Travel Awards – os Óscares do Turismo – reforçando a confiança da indústria e dos viajantes na qualidade da sua oferta turística.

No plano internacional, a Praia da Falésia, em Albufeira, continua a brilhar entre as melhores praias do mundo. Depois de ter sido eleita a Melhor Praia do Mundo pelo TripAdvisor em 2024, ocupa em 2025 o 5.º lugar a nível mundial e o 2.º lugar europeu.

Artigos relacionados
DestaquesDESTINOSEVENTOSHOTELARIA

Festas e programações de peso atraem turistas, traz retorno econômico e fomenta a ocupação hoteleira em Alagoas

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), tornou Alagoas referência nacional quando o assunto são…
DESTINOS

Foz do Iguaçu registra as melhores taxas de ocupação hoteleira da história em 2025

Foz do Iguaçu alcançou, em 2025, o melhor desempenho histórico em sua taxa de ocupação hoteleira. O levantamento realizado pela…
CIA AÉREASDESTINOS

Gol vai oferecer voos diários entre Salvador e Porto Seguro

Após negociações com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), a Gol Linhas Aéreas vai oferecer…